São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Cor aumenta o sabor e os nutrientes

As cores das massas coloridas (ou "pasta a colori", como dizem os italianos) são obtidas por meio da adição de ingredientes como beterraba, açafrão, espinafre, pimentão, cenoura, manjericão, tinta de lula e até morango, chocolate amargo e violeta. Com isso, além de ganhar novos tons que aguçam o apetite e o paladar, a massa torna-se mais nutritiva. Na receita abaixo, as "pinceladas" que mudam a cor do tradicional nhoque à base de batatas são as folhas verdes da rúcula, que contêm ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, C e do complexo B. Originária da Ásia Ocidental e do Mediterrâneo, a saborosa hortaliça de sabor amargo foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, adaptando-se bem ao clima e ao solo principalmente das regiões Sul e Sudeste, onde está disponível o ano inteiro.

Nhoque de rúcula ao molho Scarpara (para 4 porções)
calorias: 669 (1 porção); proteínas: 22 g; carboidratos: 75 g; lipídeos: 33,5

Ingredientes:
600 g de batata (cozida e espremida ainda quente); 200 g de farinha de trigo; 100 g de queijo parmesão ralado; 50 g de manteiga; 1 ovo inteiro; sal e noz moscada a gosto; 1/2 maço de rúcula fresca (picada bem fininho). Para o molho: 600 g de tomates frescos picados; 1/2 copo de água; 4 dentes grandes de alho; 50 g de manteiga; 2 colheres de sopa de azeite; sal e salsinha a gosto.

Como se faz: Misture a batata (já fria) com o queijo, o ovo, a manteiga, a rúcula e o tempero. Por último, acrescente a farinha de trigo e sove com as mãos até a massa ficar bem homogênea. Numa base lisa e enfarinhada, faça rolinhos de massa e corte em pequenas bolinhas, formando os nhoques. Cozinhe em uma panela de boca larga com água fervente. Retire as bolinhas assim que elas subirem à superfície. Reserve. Para fazer o molho, cozinhe os tomates inteiros picados com a água até desmanchar. Depois de cozido, o molho deve ser batido e peneirado. Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira e junte o molho peneirado e o alho cru e picado. Deixe o molho apurar, tomar consistência e tempere com sal e salsinha. Na mesma frigideira, coloque o nhoque já cozido, aqueça-o no molho e sirva em prato fundo salpicado de queijo parmesão ralado. Sugestão do chef Roberto Lazzarini, do restaurante Spadaccino.



Texto Anterior: Peça rara - Sílvia Moraes: Botas, luvas, esculturas e outros bichos
Próximo Texto: Boquiaberto: Chantilly foi criado por chef suicida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.