São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Reduzir estômago causa distúrbios neurológicos

E studo realizado nos Estados Unidos e publicado na semana passada pela revista científica "Neurology" apontou que cirurgias para perda de peso, como a de redução do estômago, podem desencadear problemas de memória, confusão e dificuldade de coordenação de movimentos.
De acordo com a pesquisa, esse tipo de intervenção cirúrgica pode levar a deficiência de vitamina B1 e provocar uma síndrome conhecida como encefalopatia de Wer nicke. A síndrome, que leva a problemas de visão, é ocasionada principalmente por episódios freqüentes de vômito após a cirurgia.
O estudo norte-americano acompanhou 32 casos de pacientes que manifestaram a síndrome após cirurgias de obesidade. Alguns apresentavam ainda outros sintomas neurológicos, como surdez, psicoses, fraqueza muscular e adormecimento de mãos ou pés. Sonal Sigh, um dos autores do estudo, recomenda que pacientes relatem a seus médicos a ocorrência desses sintomas.
Dos 32 pacientes acompanhados, apenas 13 tiveram completa recuperação dos sintomas da síndrome de Wernicke depois de serem tratados com injeções intravenosas de soluções contendo vitamina B1. Os demais continuaram a apresentar dificuldades de memória, fraqueza e dificuldades de coordenação.

EFEITOS DO LEITE NA SÍNDROME METABÓLICA
O consumo de leite (foto) pode ajudar a controlar a síndrome metabólica (associada a obesidade, hipertensão, diabetes e altos níveis de triglicérides e de colesterol). Essa é a conclusão de um trabalho realizado no Centro Federal de Pesquisa em Nutrição de Kiel, na Alemanha, e publicado neste mês no jornal "Obesity Reviews". Com base em vários estudos sobre o tema, os pesquisadores constataram que o leite possui ácidos graxos capazes de melhorar a sensibilidade à insulina e nutrientes que ajudam a diminuir a massa corporal.

PIQUENIQUE NO PARQUE
A Prefeitura de Santo André e a Apolo (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) promoverão, neste domingo (25/3), o 2º Piquenique no Parque. O evento, voltado para deficientes físicos e aberto a todos, será realizado no parque Prefeito Celso Daniel. Às 10h, os participantes se encontrarão no Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André, na rua Marechal Hermes, 485, Vila Alpina) para ir até o parque.

PALESTRAS SOBRE IOGA E ALIMENTAÇÃO
A Unimed oferecerá três palestras gratuitas na próxima semana. Na segunda-feira, o tema será a ioga e seus benefícios para a saúde -o encontro será realizado das 10h às 11h, no Tatuapé. Na quarta-feira, a mesma palestra será oferecida em Santana, das 15h às 16h. Na terça-feira, a nutricionista Luciana Bruno dará dicas práticas sobre alimentação saudável em Santana, das 15h às 16h. As inscrições podem ser feitas por telefone ou pelo site www.unimedpaulistana.com.br (clique em "medicina preventiva"). Informações: 0/xx/11/3055-2800 (opção 3)

EXERCÍCIO MODERADO É BOM PARA CRIANÇAS
Apenas 15 minutos diários de exercício moderado como correr (foto), jogar bola ou nadar já são excelentes para manter as crianças no peso ideal. Um estudo com 5.500 crianças americanas e britânicas mostrou que aquelas que se movimentam por 15 minutos já são 50% menos suscetíveis a desenvolver a obesidade.

BRINQUEDOS EDUCATIVOS ON-LINE
Fabricados por ex-vítimas do trabalho escravo, brinquedos educativos como os da foto já podem ser comprados pela internet (www.reporterbrasil.com.br/brinquedos). A iniciativa é da Codigma (Cooperativa para Dignidade do Maranhão), entidade de Açailândia (Maranhão) que garante uma fonte de renda para ex-escravos e moradores sob risco de caírem nessa situação. Direcionados a crianças de dois a dez anos, trenzinhos, carrinhos, blocos de montar e os demais brinquedos são de madeira e têm pintura atóxica.

SÃO PAULO VACINA CONTRA O SARAMPO
A partir da próxima segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vacinará crianças de um a seis anos contra sarampo, caxumba e rubéola. A vacina tríplice viral é dada em duas doses (a primeira no primeiro ano e a segunda entre quatro e seis anos). É gratuita e será oferecida nos postos de saúde do Estado.

TELEJORNAL NA LINGUAGEM DE SINAIS
A ONG Vez da Voz, que desenvolve projetos voltados para a inclusão de pessoas com deficiências, lançou um telejornal apresentado em língua de sinais. O Telelibras pode ser conferido na página da ONG (www.vezdavoz.com.br) e divulgará notícias sobre esportes, economia, ciência etc., além de novidades sobre inclusão. O telejornal é semanal e os novos programas serão divulgados às sextas-feiras. Os vídeos também estão disponíveis no YouTube (www.youtube.com) -para encontrá-los, basta buscar por "telelibras" no site.


Texto Anterior: Na prateleira: Almofada alivia as dores causadas por varizes
Próximo Texto: Rosely Sayão: Aprender a se desobedecer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.