São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Nove meses mais lento

André Sarmento/Folha Imagem


O sistema gastrointestinal fica mais lento na gestação. A "culpada" é a progesterona. Liberado em maior quantidade na gravidez, esse hormônio evita que o útero se contraia e possa expulsar o feto antes da hora, diz o obstetra Abner Lobão Neto. A progesterona, porém, age sobre outros órgãos. No intestino, a redução das contrações musculares pode causar prisão de ventre. O relaxamento da musculatura que "fecha" a entrada do estômago facilita a ocorrência de azia.

A lenda da glicose

Claudia Daut/Reuters


Glicose não cura a bebedeira de ninguém! Essa substância não tem nenhum efeito sobre o álcool. Quando uma pessoa vai para o pronto-socorro porque bebeu demais, ela recebe glicose só para que o organismo ganhe tempo para metabolizar o álcool consumido em excesso, explica o psiquiatra Sergio Nicastri, do hospital Albert Einstein (SP). "A pessoa melhora simplesmente porque, enquanto está na maca, pára de beber", afirma o médico.

Dez noites valem uma

Eder Chiodetto/Folha Imagem


Se você passou uma noite quase em claro, trabalhando ou se divertindo, não pense que conseguirá "tirar o atraso" de uma única vez. Mesmo se dormir algumas horas a mais, é provável que você acorde ainda se sentindo fatigado e sem disposição. Isso acontece porque são necessárias dez noites de sono regular para compensar uma única noite maldormida, explica o neurologista Ademir Baptista Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Texto Anterior: Modos: Você costuma elogiar seus amigos?
Próximo Texto: S.o.s. família: Boa relação com filhos exige generosidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.