São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

PUREZA DO MEL
"Só a parte de cima do mel que comprei se cristalizou, o que indicaria que ele não é totalmente puro. Mas, ao fazer o teste do pingo (ed. de 1º/5), a gota afundou na água, o que é sinal de pureza. Como saber se esse mel é puro?"
AMAURI

O homeopata Marcio Bontempo diz que quando o mel cristaliza apenas por cima há suspeita de adulteração. "Usa-se a mistura de glicose e, na superfície, um pouco de mel puro. É esse que cristaliza." O fato de a gota afundar é um indício de pureza, mas, em produtos adulterados, o resultado pode ser falso, já que a porção usada no teste pode ser a parte de mel puro acrescentada à mistura. Bontempo recomenda comprar produtos que tenham selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal), garantia de pureza.

NUTRIÇÃO
"Na reportagem "Moléculas à la carte" (ed. de 8/5), li que a melhor forma de aproveitar o licopeno do tomate é preparar um molho usando azeite. Ele deve ser usado quando os tomates já estiverem cozinhando ou após o preparo?"
JOSÉ MILTON GARCIA

Segundo a nutricionista Andréa Esquivel, professora da Universidade do Norte do Paraná, em relação ao aproveitamento do licopeno, o azeite pode ser usado em qualquer fase de preparo. "O licopeno é uma molécula gordurosa e vai se fixar no azeite, que se torna um ótimo condutor da substância no intestino." Podem ser usados outros óleos vegetais, mas Esquivel sugere o azeite por suas qualidades nutricionais.


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Braços entrelaçados
Próximo Texto: Ingrediente: Base da rapadura e do etanol, cana chegou ao Brasil em 1502
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.