São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

firme e forte
Exercícios que compõem a ginástica facial prometem fortalecer os músculos e assim amenizar rugas e "levantar" a expressão
Nariz torcido para as rugas!

CILENE DE CASTRO
FREE-LANCER PARA A FOLHA

Já que ainda não inventaram nenhuma poção mágica para realizar o milagre do desaparecimento das rugas, a ginástica facial pode ser uma boa arma para reduzi-las e ajudá-lo a adiar uma possível cirurgia plástica. Veja o que esperar desse método anti-rugas, que promete "levantar" sua expressão em poucas semanas. A técnica existe há pouco mais de 30 anos e nada mais é do que exercitar o rosto por meio de uma série de cerca de 25 exercícios para dar tônus aos frágeis músculos da face, do colo e pescoço. São trabalhados aproximadamente 50 músculos, que ganham massa muscular e, consequentemente, contornos mais definidos.
A professora de ginástica facial Bartira Bravo é uma das precursoras da técnica no Brasil. Começou a usá-la na reabilitação de músculos danificados por acidentes ou com paralisação facial temporária. "O rosto é o nosso cartão de visitas, além de ser nossa identidade física. Muitas pessoas trabalham o corpo e se esquecem da cara, o que torna o conjunto desproporcional", diz ela.
Com o passar dos anos, ocorre uma queda da musculatura da face pelo acúmulo de líquidos e de gordura e por uma perda natural de tonicidade, diz o cirurgião plástico Luiz Carlos Martins. O que também faz o rosto "desabar" são as dietas drásticas -ou camicase, como são chamadas-, que causam perda de massa muscular, deixando o rosto muito fino e com aparência de doente, diz Bartira.
Para a esteticista Roseli Siqueira, a ginástica alivia a tensão estampada em quem trabalha muito tempo sentado na frente do computador. "Essas pessoas ficam tensas e fazem careta para o que estão lendo, começam praticamente a se relacionar com o computador", diz.
Outros profissionais ponderam sobre a eficácia desse tipo de ginástica. "Sua grande vantagem é recuperar a tonicidade dos músculos de quem sofreu algum tipo de paralisia facial. Para obter resultados estéticos, a qualidade da pele da pessoa deve ser muito boa", diz Martins. Célia Beatriz David, especialista em medicina estética, é mais radical: "Se o corre-corre de todo dia nos impede de conseguir fazer ginástica corporal, o que dirá ficar uma hora diante do espelho? Hoje as pessoas querem resultados estéticos imediatos, e não esperar meses". "Não há estudo científico que comprove a eficácia da ginástica facial, existe, sim, uma avaliação subjetiva de pessoas", diz a dermatologista Bianca Begnozzi.
Pois Mary Mariko Kawabata, 45, é uma cliente entusiasta da ginástica facial. Malha o rosto desde 96 porque "queria rejuvenescer, mas sem usar métodos agressivos, como plástica e peeling, e o resultado foi ótimo, levantou a expressão, recuperou a musculatura caída", diz ela. A estudante Tatiana Aranha, 21, sente que a musculatura do rosto melhorou com a ginástica: "Quem olha não percebe, mas eu sei que mudou, a minha bochecha ficou levantadinha".


Texto Anterior: Especialistas dizem como se proteger
Próximo Texto: Quem ensina a malhar o rosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.