São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suporte para crianças diminui lesões

O uso de assentos elevatórios associado ao cinto de segurança reduz pela metade o risco de lesões em crianças de quatro a oito anos que se envolvem em acidentes de carro, afirmam pesquisadores dos EUA em estudo publicado no "Pediatrics".
Para chegar a essa conclusão, eles analisaram dados de 7.151 crianças que se envolveram em acidentes e observaram que os cintos são desenhados para o tamanho de um adulto médio, e não das crianças.
O suporte eleva a altura da criança, o que permite que o cinto de segurança superior passe em frente ao seu peito, como ocorre nos adultos.
Os pesquisadores disseram que os assentos foram particularmente mais eficazes em batidas laterais, que são mais fatais e causam mais danos às crianças. Eles foram associados a uma redução de 68% no risco de ferimentos em impactos laterais próximos e à diminuição de 82% nos de longa distância.
A pesquisa concluiu ainda que o fato de o assento ter ou não encosto é indiferente em termos de proteção oferecida.
A maioria das crianças dessa faixa etária prefere assentos elevatórios sem encosto porque eles se parecem menos com cadeiras próprias para bebês, e esse resultado dá confiança aos pais para escolher esse tipo de apoio.

SEGURANÇA
Uso de assento elevatório mostrou-se mais eficaz em colisões laterais


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Caso de polícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.