UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

correio

"Ditadura do relógio"
"Bastante oportuna a reportagem "Atrasados emperram sua rotina e a dos outros" (ed. de 9/1), porém não se falou sobre o tempo na sociedade moderna, cuja organização é incompatível com o bem-estar. Vivemos não mais o tempo da natureza, mas o da fábrica. Temos horário para tudo, é a ditadura do relógio. Ficou a impressão de que temos forçosamente de obedecer à estrutura de tempo que existe hoje, mesmo sabendo que esse ritmo de vida nos causa um grande mal. Será que realmente tempo deve ser dinheiro? Será que não deveríamos buscar formas de organização social que possibilitassem um maior equilíbrio ao ser humano?"
Jair da Silva Santos, São Paulo, SP

Falta de respeito
"Muito me admira a opinião de Ana Bahia Bock, presidente do Conselho Regional de Psicologia (SP), na edição de 9/1. Se uma professora como ela ensina aos seus alunos que não se deve respeitar o tempo dos outros, no futuro teremos profissionais piores do que os que já existem. O tempo é uma propriedade, e ela não pode se apropriar do que não é dela, isso é falta de respeito e de educação. Ela está ensinando aos alunos, como a maioria dos políticos e alguns profissionais brasileiros, que compromissos não são para serem cumpridos. Vamos ser profissionais e parar de atrapalhar a vida dos outros."
Estanislau Cirilo Werpachowski, Curitiba, PR

Preconceito no verbo
"O Folha Equilíbrio desequilibrou-se totalmente na reportagem "Dos pés à cabeça, como o corpo muda na viagem" (19/12). O subtítulo "Helicóptero judia lombar" é extremamente preconceituoso e infeliz. Deveríamos banir do nosso dia-a-dia palavras que ofendam comunidades que fazem parte de nossa sociedade. Expressões como essa são sempre lamentáveis."
Lilian Forte, São Paulo, SP


Texto Anterior: Peruíbe oferece lama negra para a população
Próximo Texto: modos: A qual tentação você não resiste?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.