São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Azeite x Óleo composto de soja e oliva

Que na hora de temperar pratos frios a opção mais saudável é trocar o óleo de cozinha pelo azeite de oliva muita gente já sabe. Trata-se de uma recomendação comum dos nutricionistas para evitar alterações nos níveis de colesterol que possam levar a doenças cardíacas.
E quando o consumidor se depara com latas idênticas às dos azeites, na mesma prateleira, mas que informam em sua composição: "óleo composto de soja e oliva"? Nos supermercados visitados pela reportagem, o composto não chegava a custar R$ 4, enquanto o azeite puro mais barato não foi encontrado por menos de R$ 9.
Para o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do HCor (Hospital do Coração), se a idéia for consumir azeite, e não óleo, não adianta tentar economizar. "O composto de oliva e soja é outro produto, não tem o poder de substituir o azeite puro", afirma. Ele explica que o azeite é benéfico porque é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que auxiliam na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom. "Já o óleo de soja é rico nos poliinsaturados, que ajudam a diminuir os dois tipos de colesterol: o ruim e o bom."
A nutricionista Viviane Vieira concorda: "Quando outra substância é acrescentada ao azeite, ele perde as suas propriedades", diz, explicando que a mistura não traz benefícios. "Quem estiver preocupado em controlar os níveis de colesterol deve evitar produtos com gorduras que são usadas pelo organismo para produzi-lo", diz.

Texto Anterior: Mussarela de búfala x Mussarela de búfala com leite bovino
Próximo Texto: Outras idéias: O hóspede acidental
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.