UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Suor protege
Juca Varella/Folha Imagem
O suor é defesa do corpo. Quando os termômetros sobem na rua, o corpo trata de eliminar calor para manter sua temperatura interna. "E ele o faz eliminando água ou suor por meio da pele. Assim é possível manter o corpo entre 36 e 37, temperaturas consideradas normais pelo nosso termostato interno", explica o clínico-geral Arnaldo Lichtenstein, do HC (SP).


O molhado que é seco
Claudia Daut/Folha Imagem
Se o vinho é líquido, como pode ser seco? É que ele não é doce. O termo seco define o vinho com, no máximo, 5 g/l de açúcares residuais -açúcar da uva que, na fermentação, não se transformou em álcool. Segundo a sommelier Carina Cooper, ao degustar o vinho seco, é comum os sabores doce, amargo, ácido e salgado "não serem detectados pelos sensores da língua".


O valor das refeições
Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Pular refeição não emagrece. Pior, pode até engordar! Além de passar fome, quando a pessoa se sentar à mesa, fará uma refeição além da conta. É que, nesses casos, alguns hormônios aumentam a sensação de fome, e a pessoa come em maior quantidade, como se estivesse repondo aquela refeição que foi desprezada, diz o endócrino Marcio Mancini, do HC (SP).


Texto Anterior: modos: O que você procrastina?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.