UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prevenção começa na gravidez

Como a osteopenia é um processo natural do envelhecimento dos ossos, é impossível evitá-la. Mas dá para retardá-la e, principalmente, até afastar o risco de ser vítima da incapacitante osteoporose por meio de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e exposição ao sol. Mas o comportamento saudável deve ser adotado durante a vida toda, não só depois dos 40 anos.
Na gravidez, a mãe que se preocupa em ingerir mais cálcio e amamentar o filho pelo maior tempo possível colabora muito para a formação de um esqueleto forte no bebê. Depois, durante a infância e até o fim da adolescência, a criança deve consumir grandes quantidades de leite e derivados e praticar esporte, porque é o período de maior intensidade da formação e do desenvolvimento físico.
A mulher deve ter atenção especial às chamadas fases críticas: gestação, amamentação e climatério, quando há muita perda de cálcio. A partir dos 40, toda mulher deve fazer o exame de controle anualmente, porque a produção de estrógeno já está caindo ou prestes a. Os homens estão menos sujeitos, mas devem ser avaliados, pois a osteoporose não é rara entre eles.


Texto Anterior: Perda de massa óssea nem sempre é problema
Próximo Texto: Capa 23.10
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.