São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

GRANULOMA
"Tive granuloma na unha do dedão do pé e passei por três cirurgias. Depois disso, minha unha ficou solta do lado em que foi feita a cirurgia. Ela nunca mais ficará presa à pele? O que, de fato, causou o granuloma?"
CLÁUDIA CIANETTI

O granuloma (tecido esponjoso que cresce entre a lateral da unha e a borda da pele) se forma por causa de um encravamento da unha, como explica a dermatologista Meire Parada, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). É retirado por meio de uma cirurgia e, para desencravar a unha, é preciso diminuir sua lâmina (superfície). Por isso, o médico faz um corte na matriz (onde nasce a unha, sob a pele), para evitar o crescimento dessa parte e um novo encravamento. A médica diz que, em geral, a região fica descolada por até 12 meses após a cirurgia. Depois desse período, adquire um aspecto mais natural.


Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.