São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004
Próximo Texto | Índice

correio

Síndrome desconhecida
"Tenho 57 anos e, há mais ou menos quatro anos, sofro com uma doença diagnosticada por exclusão como SII (síndrome do intestino irritável). Tenho evacuações freqüentes ao longo do dia (de cinco a sete vezes ao dia), muitos gases, distensão abdominal, enjôo constante e um tremendo mal-estar abdominal difuso e, conseqüentemente, uma péssima qualidade de vida. Conversando com outras pessoas, vendo entrevistas de médicos na TV e lendo, cheguei à conclusão de que muitos médicos também não têm conhecimento exato desse problema, assim como muitos pacientes não sabem que seus sintomas podem ter tratamento. Atualmente, um clínico-geral me assiste, porém somente com medicação paliativa. Gostaria de sugerir uma reportagem sobre essa doença, com informações de médicos especializados, possíveis formas de tratamento e medicamentos, pois tenho certeza de que muitas pessoas poderiam ser ajudadas."
Dulce Bueno Berger, São Paulo, SP

"Assim é fácil"
"Interessante e oportuna a reportagem intitulada "Está namorando?", de 10/6. Não tanto pelo Dia dos Namorados, mas pela necessidade de uma reflexão sobre os atuais relacionamentos afetivos. Como diz o texto, "a questão básica é vencer a solidão". Ter alguém nem que seja só para dar uns beijos, ter uma transa ou um rápido e descompromissado romance vence essa solidão? A constante busca por aventuras amorosas ou por um outro alguém "melhor" mostra que não e que esses relacionamentos não satisfazem o desejo de amar e de ser amado. "Amar" assim até que é fácil, pois "se utiliza" o outro e, quando este deixa de ser conveniente aos próprios interesses, ele é descartado e vai-se "à caça" de um(a) substituto(a)."
Ana C. Sasaki, 28, designer e funcionária pública, São Paulo, SP


Próximo Texto: Modos: O que não dá para engolir?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.