São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso frequente de salto alto causa problemas

Adolescentes que usam calçados de salto alto tipo anabela com frequência podem sofrer comprometimento do alinhamento postural e da marcha, concluiu uma dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Medicina da USP.
O trabalho da fisioterapeuta Patrícia Angélica de Oliveira Pezzan, autora do estudo, teve a participação de cem jovens com 13 a 20 anos, das quais metade usa esse tipo de calçado e metade, não.
Segundo Pezzan, o uso frequente de salto alto pode causar problemas em qualquer idade, mas as adolescentes que começam cedo a fazer uso prolongado desse tipo de calçado podem terminar a fase de crescimento já com alterações na postura e na marcha. Entre as consequências, estão dores, desequilíbrio muscular, estresse articular e degeneração das articulações.
Apesar de o estudo ter sido feito com salto tipo anabela, a fisioterapeuta sugere que o salto agulha deve causar alterações ainda mais expressivas, por ter base de sustentação menor.

EFEITO NEGATIVO
Usar salto anabela com frequência na adolescência pode causar alterações na postura e na marcha; efeito deve ser pior com salto agulha


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Privacidade escancarada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.