UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Longe do banheiro

Bob Edme/Associated Press


Procure um lugar agradável para ler o jornal e resista à tentação de fazer isso no banheiro! O risco de doença hemorroidária aumenta se a pessoa costuma ficar muito tempo fazendo força para evacuar, diz o gastroenterologista da USP Fábio Campos, que orienta: procure um médico se notar sangramento durante a evacuação, pois pode ser sinal de doenças graves.

Doído e perigoso

Alessia Pierdomenico/Reuters


É uma crueldade cortar as unhas do gato para evitar que ele arranhe os móveis e as paredes! Só há uma forma de fazer isso: cortar também a última falange de cada dedo do bichano. Além de dolorosa, essa operação é arriscada, pois expõe o animal a infecções, por exemplo. "Em alguns casos, é necessário até amputar a pata", explica a veterinária Fabíola Schwartz.

Em busca do sono perdido

T. Matsumoto/Associated Press


Uma hora a menos de sono já afeta o organismo: prejudica o desempenho e a memória, além de aumentar a irritabilidade e a tensão muscular, por exemplo. Reparar esse déficit é demorado: para recompensar uma única noite maldormida, é preciso dormir a mais durante vários dias, explica o neurologista Ademir Baptista Silva, da Unifesp.


Texto Anterior: modos: Quando deixar o celular desligado?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.