UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Doçura austríaca

Mais conhecida por seus compositores, como Mozart, Schubert, Haydn e os Strauss, a Áustria também possui fama em pastelaria. Uma de suas tortas mais famosas é a "Linzertorte", criada há mais de 300 anos em Linz, às margens do rio Danúbio. Nela, as tiras de massa brincam de esconder o recheio de geléia ou compota -o damasco da versão abaixo pode ser substituído por tâmara, maçã, pêra ou outra fruta.

Torta integral Linzer
Calorias (por fatia): 697; carboidratos: 69,3 g; lipídeos: 45,4 g; proteínas: 7,8 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (2 tortas com 4 fatias cada uma)
Para a massa: 300 g de manteiga ou margarina; 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 ovo; 1 e 1/2 xícara (chá) de avelãs trituradas; 1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo comum; 1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo integral; 1/2 colher (chá) de canela; 1/2 colher (chá) de noz-moscada e 1 pitada de cravo-da-índia. Para o recheio: 300 g de damascos secos e 8 colheres (sopa) de açúcar mascavo.

Como fazer
O recheio: cubra os damascos com água e deixe-os descansar por umas seis horas, trocando de água duas ou três vezes. Escorra a água e passe os damascos hidratados pelo processador rapidamente para picá-los. Coloque-os em uma panela e acrescente água até que o nível do líquido fique de dois a três dedos acima dos damascos. Junte o açúcar, misture e cozinhe em fogo baixo até apurar. Desligue o fogo, deixe esfriar e reserve em temperatura ambiente. A massa: bata a manteiga ou a margarina com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione o ovo, as avelãs, as farinhas e as especiarias. Misture bem e faça uma bola. Unte duas fôrmas baixas com manteiga ou margarina. Forre o fundo e as laterais com a massa. Coloque o creme de damasco. Faça tiras de mais ou menos 0,5 cm de largura com a massa que sobrou. Arrume as tiras de massa por cima do creme, de forma que se cruzem e formem uma treliça. Leve as tortas ao forno preaquecido até que a massa fique dourada. Retire do forno, deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente. Receita da nutróloga Marly Pedra, da Ecomida.


Texto Anterior: Possíveis efeitos no telespectador mirim
Próximo Texto: Conheça seus direitos quando for à farmácia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.