São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Veja como evitar casos de intoxicação nas crianças

Juca Varella/Folha Imagem
Produtos de limpeza não devem ficar ao alcance dos pequenos


As maiores vítimas de intoxicação e envenenamento por ingestão de ácidos, pesticidas, remédios, produtos de limpeza, cosméticos e tintas são as crianças de até quatro anos. "O perigo é maior nessa faixa etária porque tudo que chega às mãos é levado à boca", diz Fabiana Kuriki, coordenadora da ONG (Organização Não-Governamental) Criança Segura.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 7.000 crianças são hospitalizadas por ano em decorrência de intoxicação ou envenenamento. Desse total, 71% dos casos acontecem com crianças de até quatro anos. Exatamente por ocorrerem mais dentro de casa, esses acidentes poderiam ser evitados com práticas muito simples, como tirar os produtos do alcance dos filhos.
Remédios e produtos sanitários ficam, na maioria das casas, embaixo das pias da cozinha ou do banheiro, locais de fácil acesso às crianças. Além de colocá-los em lugares mais altos, a dica é tirar de perto do armário onde eles forem armazenados qualquer coisa que possa servir de "escada" para que as crianças subam, o que traria ainda o perigo de queda.
Nunca coloque um produto em outra embalagem que não a original, para que ele não seja confundido. É bom ainda que os pais evitem chamar um remédio de "docinho", na tentativa de convencer a criança a tomá-lo. Dizer isso pode levar o filho a pensar que o medicamento é gostoso e inofensivo.


Texto Anterior: Dia-a-dia - Compare
Próximo Texto: Na prateleira: Ceras frias são indicadas para pele seca ou normal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.