São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medição caseira pede cuidados redobrados

Hipertensos costumam medir a pressão em casa, utilizando aparelhos domésticos. Mas para conseguir resultados seguros é preciso respeitar alguns critérios.
A condição número um é conversar com o médico e receber o treinamento para executar o procedimento de forma adequada. "Qualquer pessoa pode aprender e os aparelhos manuais modernos já dão conta do recado", diz Giorgi.
Os medidores automáticos, aparentemente mais fáceis de usar, recebem algumas ressalvas dos médicos. "Como são muito sensíveis, qualquer contração muscular pode alterar o resultado", diz o nefrologista Paulo Olzon Monteiro da Silva. Mas a principal restrição é que nem todos os aparelhos disponíveis no mercado são aprovados pelas sociedades médicas.
Giorgi explica que, no Brasil, são adotados os critérios de avaliação da Sociedade Britânica de Hipertensão e da Associação para Avanço de Instrumentos Médicos (EUA).
É possível saber quais aparelhos têm o uso recomendado, não recomendado ou questionável no site www.sbh.br/publico/informacoes/faq/index.asp.


Texto Anterior: Erros mais comuns
Próximo Texto: Beleza interior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.