São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Caqui antes da sobremesa

Geralmente saboreado in natura, o caqui também se sai muito bem na culinária. Temperado com sal e gengibre, como na receita de hoje, ele se transforma em acompanhamento para o prato principal. É uma forma diferente de degustar essa fruta rica em cálcio, fósforo, ferro e em vitaminas A e C.

Musse de caqui

Marcelo Barabani/Folha Imagem

Calorias (por porção): 150; carboidratos: 19,4 g; lipídeos: 5,6 g; proteínas: 5,5 g

Ingredientes (para 12 porções)
600 ml de polpa de caqui fresco (cerca de 6 unidades); 230 g de ricota; 300 ml de leite; 100 ml de creme de leite fresco; 1 colher (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) ou 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor; 10 colheres de água fria; sal a gosto, 1 colher (sopa) de gengibre ralado e 1 caqui para decorar.

Modo de fazer
Misture a gelatina com a água, espere endurecer e leve ao microondas por 30 segundos ou coloque em banho-maria para dissolvê-la. Reserve. Bata os demais ingredientes (com exceção do gengibre e do caqui para decorar) no liqüidificador e, no final, acrescente a gelatina dissolvida. Forre uma forma retangular com papel-filme, coloque três rodelas de caqui no fundo e despeje a musse ainda líquida. Leve a musse para a geladeira por três a quatro horas para solidificar. Na hora de servir, desenforme e salpique o gengibre ralado por cima. Receita do restaurante Badebec.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.