São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Atum toma lugar do marreco

Repolho roxo não cai bem apenas acompanhando marreco, como no tradicional prato da cozinha alemã. Na receita abaixo, ele aparece ao lado de belas postas de atum assado. Aproveite esta época para saboreá-lo. Julho e agosto são os meses em que o repolho roxo está mais saboroso, e sua "cabeça" (ou miolo) está repleta de folhas, diz o pesquisador em hortaliças da Embrapa Nozomu Makishima -além de o preço estar mais baixo.

Atum com agridoce de repolho

Calorias (por porção): 1.042; carboidratos: 33,3 g; proteínas: 46,4 g; lipídeos: 84 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para seis pessoas)
Para o assado: 1 kg de atum fresco em postas, 400 ml de azeite, 500 g de cebola (fatias finas), 1 pacote de açafrão, 3 g de curcuma (tempero, parente do gengibre), 6 galhos de tomilho, 6 folhas de louro, 20 g de alcaparra, 100 ml de vinho branco, 2 tabletes de caldo de peixe e sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o agridoce: 600 g de repolho roxo (fatias grossas), 50 ml de azeite, 1 colher (café) de alho, 250 g de maçã verde laminada, 100 g de passas, 50 ml de vinagre e sal, açúcar e zimbro a gosto.

Modo de fazer
O assado: tempere o atum com sal e pimenta e reserve. Coloque o azeite em uma panela e acrescente as cebolas. Refogue-as até murchar. Acrescente o açafrão, a curcuma, as ervas (tomilho e louro), as alcaparras, o vinho branco e o caldo de peixe e dê uma leve refogada. Forre um refratário com metade desse refogado. Coloque as postas de atum, apertando bem, e cubra-as com o restante do refogado. Asse por 15 min a 20 min no forno. Deixe descansar por 10 min antes de servir. O agridoce: esfregue alho no fundo e nas laterais de uma panela e coloque o azeite. Doure a cebola e a maçã. Acrescente o repolho e refogue rapidamente. Coloque o vinagre e deixe evaporar, aguardando por cinco minutos após a fervura. Coloque as passas e os temperos (sal, açúcar e zimbro). Sirva acompanhando o atum assado. Receita de Edílson Luiz da Silva, do restaurante Veridiana.



Texto Anterior: Heroína
Próximo Texto: Boquiaberto: Livro do Parigi e azeite para o ano todo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.