São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPÓRIO

MANHAS

Bonitas, gostosas e chatinhas

É época de morango e daqui a pouco mirtilos e framboesas começam a aparecer no supermercado. Além de lindas, são frutas pouco calóricas e ricas em vitamina C e antioxidantes. Mas é importante ter atenção na hora de comprar, armazenar e higienizar essas gostosuras, que são muito delicadas. A umidade ou o frio excessivo acabam acelerando o processo de envelhecimento e apodrecimento das frutinhas. Para ajudar a preservá-las, a nutricionista Ana Carolina Garcia, do Faggi Nutri, e a chef Larissa Aguiar, do restaurante Domitila, passam seus truques

COMO ESCOLHER
Bandejas de morangos, mirtilos e framboesas frescos não podem estar muito refrigeradas nem em local úmido. Caso contrário, até o simples transporte para casa já vai causar danos e reduzir a vida útil das frutas.

Morangos
A melhor época para comprar a fruta é entre julho e setembro. No caso dos morangos nacionais, os menores costumam ser mais doces. Os grandes servem para saladas ou salgados, porque não têm um sabor tão concentrado. Cerca de 100 g de morangos têm em média 70 mg de vitamina C. Recomenda-se consumir 60 mg dessa vitamina por dia.

Mirtilo
Procure por caixas em que eles estejam maiores, coma casca firme, sem rugosidade e coma cor forte.O mirtilo é rico em antocianinas, taninos e vitamina E, que são potentes antioxidantes. A antocianina também atua como vasodilatador.

Framboesa
A fase da colheita da framboesa vai de outubro a janeiro. A regra na hora de comprar é evitar caixas que tenham frutinhas mais envelhecidas, qualquer sinal de umidade ou bolor e cores menos vibrantes. Um estudo da Universidade de Brasília mostrou que a framboesa -assim como a amora e o morango- tem uma substância, denominada ácido elágico, que é capaz de evitar o envelhecimento precoce das células e reduzir o risco de desenvolvimento de tumores.

COMO LAVAR
Os morangos estão entre as frutas com mais altos níveis de agrotóxicos, segundo o último levantamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O melhor é comprar os orgânicos. Se não for possível, é bom lavar as frutas em água corrente e depois fazer a desinfecção. Mergulhe os morangos em solução de hidrosteril por PS a 15 minutos. E, para terminar, lave em água corrente e potável.

COMO CONSERVAR
Embora as frutas vermelhas devam ficar na geladeira, o ideal é colocá-las na parte mais baixa, longe do congelador. Mesmo assim, devem ser consumidas em até cinco dias

COMO CONGELAR
O melhor método é congelar as frutas separadamente, espalhadas em uma assadeira forrada com filme plástico. Por cima, outra camada de filme, que não encoste nas frutas. Depois de congeladas, as frutas podem ser transferidas para um pote de plástico, para ocupar menos espaço. Assim, elas duram até seis meses.

Calda de frutas vermelhas

INGREDIENTES
- 200 g de framboesas congeladas ou frescas
- 200 g de mirtilos congelados ou frescos
- 100 g de morangos congelados ou frescos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 50 ml de suco de laranja

PREPARO
Coloque as frutas em uma tigela e cubra como açúcar. Deixe que o mirtilo, a framboesa e o morango fiquem "marinando" até que soltem bastante líquido (o que deve demorar em torno de 30 minutos). Depois é só misturar o suco de laranja. A calda pode acompanhar sorvetes, cheesecakes ou bolos

OPCIONAL
É possível cozinhar a mistura em fogo baixo por cinco minutos ou até levantar fervura. Depois é só macerar e coar

Texto Anterior: Neuro - Suzana Herculano-Houzel: Não existe palmada bem dada
Próximo Texto: O que eu ponho no meu carrinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.