São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MITOS E VERDADES

'Tudo é culpa da mãe'

MENTIRA
A psicanálise atribui grande importância às relações da criança com os pais. Essas relações desempenham papel estruturante para a vida mental, explica o psicanalista Richard Simanke. Mas não devemos jogar a culpa pelo que somos em nossos pais. "Culpa é uma palavra que favorece o analisante a se colocar como vítima passiva dos erros dos pais, o que institui uma perspectiva fatalista, pois não se muda o passado", afirma a psicanalista Maria Rita Kehl. A tarefa do analista é retirar o paciente da posição de acusador e fazê-lo assumir a responsabilidade pelos seus problemas, mesmo que tenham origem na família.
Para o psicanalista Christian Dunker, "quando as coisas não dão certo, nossa tendência é ir reclamar com a 'gerência'. A psicanálise existe para nos curar disso, não para estimular esse comportamento passivo".


Texto Anterior: Tudo em três tempos
Próximo Texto: Enquete: Serve para quê?
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.