São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pessoas infelizes vêem mais TV que as felizes

Pessoas infelizes dedicam boa parte do seu tempo à televisão (foto), concluiu um novo estudo. Embora pessoas que se declaram felizes também gostem desse programa, trata-se da única atividade à qual dedicam menos tempo que pessoas infelizes, disse John Robinson, professor de sociologia da Universidade de Maryland (EUA) e autor do estudo.
Enquanto outras pesquisas sobre felicidade focaram nas características demográficas de pessoas felizes -fatores como idade e estado civil-, Robinson e seus colegas estudaram as respostas de 45 mil norte-americanos coletadas durante mais de 35 anos pela Pesquisa Social Geral da Universidade de Chicago e em estudos que registraram as atividades diárias dos participantes.
"Nós olhamos para oito a dez atividades das quais pessoas felizes participam e, em cada uma, aquelas que praticaram as atividades com mais freqüência -visitar os outros, ir à igreja, todas essas coisas- eram mais felizes," disse Robinson. "A TV foi a única atividade que mostrou uma relação negativa. Pessoas infelizes assistiram mais e, as felizes, menos."
Os pesquisadores não sabem se os infelizes assistem mais à TV ou se ficar colado à tela é que os torna infelizes.


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Tão longe, tão perto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.