São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Orelhas queimando
"Minhas orelhas ardem constantemente. Gostaria de saber por que isso ocorre e como evitar o problema."
Carlos Augusto Soares Ramos, Aparecida, SP

A sensação de ardor nas orelhas geralmente ocorre quando a região é exposta a algum fator traumático físico ou químico, explica Maria Rosa Machado de Souza Carvalho, otorrinolaringologista do hospital São Luiz (SP). Em alguns casos, é uma vasodilatação que causa o ardor. "Isso pode acontecer por causa de alterações na temperatura ambiente ou até durante a prática de atividade física", diz o médico Ricardo Ferreira Bento, membro da Fundação Otorrinolaringologia. Alimentos, remédios e produtos de higiene pessoal, como xampu, podem provocar reações alérgicas que geram esse sintoma. Segundo os dois especialistas, é necessário procurar um otorrinolaringologista para identificar a causa e tratar o problema.

Insetos no cabelo
"Que remédios devo usar para combater piolho? Soluções caseiras, como passar vinagre, funcionam?"
Renata Batista do Amaral, Pirassununga, SP

Os piolhos são insetos de cor acinzentada que se alimentam de sangue. Como eles são muito pequenos -medem de 2 mm a 4 mm-, geralmente o problema é identificado pelas lêndeas (os ovos), que aderem ao cabelo, e pela queixa de coceira na cabeça, explica a dermatologista Cristina Abdalla, do hospital Sírio Libanês (SP). O contágio pode ocorrer de pessoa para pessoa ou por meio de roupas e objetos, como pentes, bonés, chapéus e roupas de cama. O tratamento deve ser feito por um médico. "Muitas vezes, os piolhos reaparecem por causa de tratamentos inadequados", diz Abdalla. Ela alerta: "Evite álcool e ervas, pois podem agravar a irritação, e nunca aplique inseticidas, capazes de provocar sérios danos a saúde."

Ejaculação precoce
"Tenho 46 anos e, desde o início de minha vida sexual, tenho problemas de controle da ejaculação. Ultimamente, comecei a ter dificuldade também de manter a ereção. Qual é o melhor tratamento?"
A.C.B., Americana, SP

Muitos pacientes com ejaculação rápida ou precoce apresentam um quadro de ansiedade, afirma o urologista Paulo Rodrigues, da Beneficência Portuguesa (SP). Quando não é tratado, o problema pode se agravar, chegando a provocar impotência. Há duas linhas de tratamento. "A orgânica consiste em usar drogas para prolongar as ereções, estimulando a autoconfiança perdida", diz o médico. Já a linha não-medicamentosa trabalha os aspectos psicológicos, geralmente com terapia de casal, dramatização e auto-análise. A escolha do tratamento varia de acordo com o paciente. "Na esmagadora maioria das vezes, combinam-se os dois tratamentos para obter melhor resultado."


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Nova vacina contra meningite é mais eficaz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.