São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingrediente

Sagu pode ser feito com mandioca ou feijão

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se não fosse por seu apelo decorativo, as bolinhas de sagu não seriam tão populares. Isso porque o amido de mandioca não tem sabor nenhum.
Item popular nas merendas escolares e nas bancadas dos restaurantes por quilo de todo o Brasil -onde costuma ser preparado com groselha ou vinho tinto-, o sagu também é usado para incrementar chás, sucos e sopas à venda em lojas e em barraquinhas de rua do outro lado do mundo, em países como Filipinas e Taiwan.
Com caráter oficial, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define esse ingrediente um tanto lúdico como um "produto amiláceo extraído de várias espécies de palmeira". No exterior, entretanto, sagu (ou "sago", em inglês) designa somente o amido extraído especificamente do sagüeiro. "Nos Estados Unidos, nosso sagu é conhecido por tapioca", explica Neide Rigo, nutricionista e autora do blog Come-se (come-se.blogspot.com).
Segundo ela, tudo o que se faz com tapioca pode ser preparado com sagu -uma e outro são subprodutos do amido de mandioca. Pelo menos em território nacional, porque a bolinha de amido também pode ser feita com batata-doce, araruta, feijão, batata ou milho, dependendo do país e da disponibilidade do ingrediente. "O amido úmido é rolado em tecido ou passa por tela que deixe a massa úmida com aquele formato. Depois passa por secagem", ensina.
As receitas também variam conforme o local. Nas ruas de Taiwan e de Hong Kong, as casas especializadas em "bubble tea" são uma febre. Em geral servido gelado, o chá verde vem com bolinhas de sagu depositadas no fundo do copo, que ficam pretas depois de torradas -o amido original é branco.
Nas Filipinas, o "taho" é uma espécie de coalhada seca de leite de soja, servida com sagu cozido e calda de caramelo e vendida em barraquinhas de rua. Lá também é popular uma sopa doce com sagu e leite de coco.
Em São Paulo, é possível provar, na Bakery Itiriki, "pobá" -uma bebida tradicional na China e no Japão que mistura leite em pó batido com chá preto ou inhame, entre outros ingredientes, e é vendida em copos com sagu ao fundo. No Brasil, mingau com leite e uma mistura com chocolate ou suco de frutas também são receitas difundidas.


Bakery Itiriki
r. dos Estudantes, 24, Liberdade,
tel. 0/xx/11/3277-4939



Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Creme de mandioquinha com caviar de sagu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.