UOL


São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003
Próximo Texto | Índice

correio

Exemplo de vida
"Excelente a seção "Foco Nela" de 7/8. Enquanto muitos reclamam e vivem do passado ou esperando que algo aconteça para serem felizes no futuro, Luciana Scotti, que teria todos os motivos para viver se lamentando, consegue superar suas limitações, estudar, trabalhar, escrever livros e, principalmente, ser feliz vivendo o momento presente. Um exemplo de vida para ser seguido por todos nós."
Márcia Cruz Boscari, São Paulo, SP

Atendimento médico
"Quero mandar o meu voto de solidariedade à leitora Marleida Teresinha Borges (ed. de 14/8) pelo seu relato a respeito do comportamento de alguns médicos. Que bom termos um lugar para expor o descaso, a prepotência, a arrogância, sem contar o despreparo e a incompetência que cada vez mais assolam certos profissionais. Não quero deixar de homenagear aqueles que se desdobram e fazem da medicina seu principal motivo de viver. Marleida, acho que não é a sua condição física que a faz ser mal-atendida. Acho que é a condição atual do ser humano, cada vez mais desumano."
Neide Grabellos Peres, via e-mail

Pílula e AVC
"Luciana Scotti (seção "Foco Nela", de 7/8) é um dos raros exemplos de paciente com sequelas neurológicas graves que conseguiu espetaculares índices de recuperação psicológica e física. O mais importante é o que ela faz questão de divulgar: que a relação entre anticoncepcionais, enxaqueca e fumo é considerada um fator de risco para AVC. Apesar de terem aparecido pílulas com cada vez menos efeitos colaterais e mais segurança, sabe-se que a possibilidade de formação de trombos (coágulos) nas pacientes nesse grupo de risco é realmente muito grande. Todo cuidado é pouco e prevenir essas condições é até simples, como usar outros métodos anticoncepcionais, parar de fumar, tratar a enxaqueca etc. Mas, além de sequelas graves, há risco de morte. Os alertas ainda são as melhores medidas."
Celio Levyman, médico, mestre em neurologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo, via e-mail


Próximo Texto: modos: Como se encontra a cara-metade?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.