UOL


São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Português quente

O malandrinho é cremoso, molhadinho, sem ser empapado. Se cozido demais, perde o encanto, seca. É uma moda portuguesa de fazer arroz. O de polvo é um clássico, mas há também o de lebre, de feijão, com peixe ou bacalhau. Ele também dá aos pratos nomes inspiradores como o mlandrinho de galinha vadia. Promete esquentar qualquer comensal, pois é servido imediatamente após o preparo, fumegando.

Arroz malandrinho de bacalhau

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Calorias (por porção): 616; carboidratos: 32 g; lipídeos: 8 g; proteínas: 104 g

Ingredientes (1 porção)
Para o caldo de bacalhau: 150 g de lascas de bacalhau cru e lavado três vezes e 200 ml de água. Para o arroz: 200 g de bacalhau cru lavado três vezes e desfiado; 90 g de arroz tipo 1; 1 cebola pequena ralada; 3 ml de azeite e 150 ml de caldo de bacalhau. Para a decoração: 1 pitada de salsinha picada e 1 buquê de brócolis.

Como fazer
O caldo: cozinhe o bacalhau até ferver. Coe o caldo e reserve as lascas de bacalhau. O arroz: em uma cumbuca de barro, em fogo baixo, coloque o azeite e a cebola, deixando-a amolecer um pouco. Junte o arroz e misture. Adicione metade do caldo e deixe cozinhar até ferver. Acrescente o bacalhau desfiado e cozinhe por aproximadamente dez minutos. Quando o caldo estiver no nível dos grãos, diminua o fogo e coloque as lascas de bacalhau. Decore com brócolis. Junte o caldo restante e ferva por cerca de cinco minutos. Salpique o arroz com a salsinha e sirva rapidinho. Receita do chef Edmundo Ferreira, da Casa Europa.


Texto Anterior: Conheça alguns direitos
Próximo Texto: Capa 28.08
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.