São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002
Próximo Texto | Índice

correio

Agrotóxicos e bicarbonato "Gostaria de comentar matéria divulgada pela Rede Globo e outros veículos recentemente sobre a questão dos agrotóxicos nos alimentos e como evitá-los. O Instituto Biodinâmico, com sua experiência de dez anos em certificação orgânica e biodinâmica e em análises químicas de culturas agrícolas e alimentos, pode afirmar que dezenas de princípios ativos são introduzidos todos os dias em todas as culturas agrícolas do planeta, o que causa prejuízos irreparáveis à saúde da população e ao ambiente. O Brasil é um dos maiores nichos do mercado de agrotóxico, o terceiro no ranking mundial. Formas simplistas e erradas têm sido usadas para orientar as donas-de-casa sobre como diminuir os riscos de contaminação com agrotóxicos, como o uso de bicarbonato de sódio. Essa recomendação está errada. O bicarbonato de sódio tem uma reação superficial na folha e nos alimentos. Os agrotóxicos estão dentro, os principais resíduos encontram-se dentro da estrutura celular das plantas. Existem relatos de contaminação superficial e, mesmo nesse caso, a lavagem com substâncias pode resultar em eliminação parcial, mas não 100% garantida. O uso de bicarbonatos, vinagres e água sanitária é mais coerente para esterilizar a solução da água e da superfície dos vegetais contra bactérias e agentes vivos. O consumidor só reduzirá os riscos de contaminação alimentando-se com produtos isentos de agrotóxico."
Alexandre Harkaly, do Instituto Biodinâmico, via e-mail

"Narciso" "Amo o caderno Equilíbrio, não perco um. Sinto falta da coluna "Narciso", com suas indicações sempre interessantes. Ela 'saiu do ar'?"
Eto Coelho, Bauru, SP

Resposta A seção está temporariamente suspensa.


Próximo Texto: modos: Você tem gula de quê?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.