São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Técnica ajuda aspecto da pele com vitiligo

ISABEL GERHARDT
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova técnica para o tratamento do vitiligo -doença que causa descoloração da pele- foi desenvolvida pelo dermatologista Carlos Santos Machado com o objetivo de melhorar o problema.
O método consiste em "raspar" parte da pele normal do paciente e aplicá-la cirurgicamente, em uma única sessão, nas regiões sem coloração, que também passam por uma raspagem superficial.
Com o auxílio de uma cureta, Machado retira a pele da região sacral -localizada no final da coluna- por ser uma área rica em melanócitos (células que produzem melanina, substância responsável pela pigmentação da pele) e estar menos exposta. "Em teoria, a própria raspagem pode provocar as manchas do vitiligo nos pacientes. Mas ela é tão superficial que não houve nenhum caso desse tipo", afirma Machado. A mesma região poderá sofrer outra raspagem após um intervalo de dois meses.
O novo método não traz inconvenientes como saliências e diferenças de cor na área que recebeu o enxerto, como acontece com a técnica em que pedaços de pele saudável são cortados e posteriormente enxertados, como se fossem confetes, sobre a pele afetada pelo vitiligo. "O contorno desses "confetes" fica mais escuro que o resto da pele, deixando-a com um aspecto malhado", diz o dermatologista.
Machado explica que a nova técnica é uma alternativa à cultura de células da pele em laboratório, processo que ainda é feito quase totalmente de forma experimental e com custos muito elevados.
O método desenvolvido pelo médico pode ser empregado em áreas afetadas com até 30 cm2 e deve ser utilizado em conjunto com os tratamentos já existentes, de maneira a complementá-los e dar uma aparência melhor ao paciente.
O dermatologista apresentou a técnica e os resultados de sua aplicação em 40 pacientes como seu trabalho de tese de doutorado na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).


Texto Anterior: Modos: Pedido de final de ano se realiza?
Próximo Texto: Dentinhos sem cárie
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.