São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO CARRO

Melhor horário: por volta das 7h -o movimento é menor, e o sol, mais fraco- ou após as 20h, quando a maior parte das pessoas que opta por viajar depois do trabalho já saiu. Evite trafegar entre meia-noite e 4h: assaltantes entram em ação, especialmente no Rio.

Alimentação: a escolha do cardápio de viagem deve levar em conta a higiene, a hidratação e a leveza. Sucos e sanduíches de pão e queijo sem maionese têm baixo risco de contaminação e não pesam no estômago. Descarte comidas gordurosas porque a digestão é lenta, causando sonolência. Se desconfiar da qualidade da água mineral vendida nos postos de gasolina, peça água com gás, difícil de ser falsificada. Cuidado com o gelo: alguns microorganismos, como a salmonela, sobrevivem na água solidificada. Sorvete é uma boa opção: alimenta, é refrescante e de fácil digestão.

Enjôo: quem enjoa pode tomar um antiemético meia hora antes da viagem. Esse tipo de remédio é contra-indicado para quem dirige, pois costuma dar sono.

Crianças: devem viajar sempre no banco de trás, e os menores de 4 anos, em cadeirinha especial. Leve brinquedinhos e desenhos para distraí-las e faça várias paradas. Para evitar desidratação, ofereça líquidos sempre, sobretudo para crianças que ainda não se queixam de sede.

Filho dos outros: previna-se ao viajar com filhos alheios. Pergunte sobre os hábitos e a saúde da criança, incluindo os medicamentos que ela costuma tomar e quais causam alergia.

Grávidas: têm de usar cinto. É mais confortável colocar a faixa o mais baixo possível, deixando o ventre exposto.

Bagagem: acomode-a de forma a não prejudicar o campo de visão do motorista. No teto do carro, a altura máxima permitida para bagagens é 55 cm. Amarre bem as malas e use uma lona para protegê-las. Reduza a velocidade nas curvas e se o vento estiver muito forte. Bicicletas vão em suporte específico e não podem exceder a largura do carro.

Transporte de animais: se o carro não tiver ar-condicionado, mantenha as janelas abertas para que o animal fique com a cara bem ventilada. Faça paradas regulares para que o animal possa tomar água e fazer xixi. Depois de muitas horas no carro, não espere que ele desembarque brincando. Se ele vomitar, hidrate-o com soro fisiológico.


Texto Anterior: No ônibus
Próximo Texto: Telefones úteis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.