São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Três meses de bocejo

Adrian Dennis/France Presse


A grávida desta escultura do britânico Marc Quinn parece desperta, mas muitas mulheres ficam sonolentas no início da gestação. Segundo o ginecologista Claudio Bausbaum, é o aumento de progesterona -um dos hormônios femininos- que causa o excesso de sono. "Isso é comum no primeiro trimestre. Depois o organismo se acostuma e a sonolência diminui."

Desidratação e câimbras

Patrícia Santos/Folha Imagem


Alongar não é a única solução para as câimbras. Uns bons copos de água também podem ajudar. Quando a pessoa está desidratada, a temperatura dos músculos aumenta, o que desequilibra as reações químicas que estimulam as fibras musculares, explica o fisiologista da Unifesp Paulo Zogaib. Esse desequilíbrio provoca a contração involuntária -e dolorosa- dos músculos.

Fim ao soluço!

Pornchai Kittiwongsakul/France Presse


Nem é preciso envolver a cabeça toda! Se você está com soluço, cubra a boca e o nariz com um saco plástico e respire algumas vezes. Após algumas expirações, o oxigênio acaba e resta o gás carbônico. Inspirar esse gás reduz a estimulação do nervo frênico -responsável pelo controle do diafragma-, que provoca o soluço, afirma o gastroenterologista Artur Parada.


Texto Anterior: Modos: O que enche nas férias?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.