UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Lágrima de ocasião

K.M. Chauday/Associated Press
As lágrimas não brotam apenas quando cai um cisco no olho ou quando o coração aperta. Esse tipo de lágrima é a secreção reflexa do olho, uma resposta a um trauma físico ou a um sentimento mais forte, explica o oftalmologista Luis Paves, da Unifesp. Mas o corpo produz outro tipo de lágrima constantemente. É a secreção basal, que limpa, lubrifica e protege o olho.


Gelo contra picadas

Cleo Velleda/Folha Imagem
Levou uma ferroada de abelha? Para reduzir a dor, coloque uma compressa fria -gelo ou toalha umedecida- sobre o local. De acordo com o pediatra Marco Aurélio Safadi, o frio ajuda a reduzir o processo inflamatório. "Mas isso só vale para quem não é alérgico. Se a pessoa apresenta uma sensibilidade maior à picada, é importante procurar um médico", diz ele.


Só de olhar

Dmitry Lovetsky/Associated Press
No sexo, o toque é muito importante, mas uma pessoa pode chegar ao orgasmo sem trocar beijos ou tocar em si mesma ou no seu par. A psiquiatra da USP Carmita Abdo explica que o estímulo emocional também pode ser suficientemente forte. "A pessoa tem um orgasmo só de pensar no outro." Segundo ela, isso geralmente ocorre com quem está muito apaixonado.


Texto Anterior: modos: Você acredita em sonho?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.