São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Banho, flores e pedaço de fruta atraem passarinhos

Quem quiser receber passarinhos em casa pode espalhar, pelo jardim ou pelo terraço, vários tipos de convite.
Um dos atrativos é a casinha. Há diversos modelos, mas o gosto dos compradores nem sempre coincide com o das aves, diz o ornitólogo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Wesley Rodrigues Silva. É preciso prestar atenção no diâmetro da entrada e no espaço interno. E não deixar a casinha permanentemente em espaço aberto (um gramado, por exemplo), para dar às aves sensação de proteção.
Outro convite são frutas como banana, mamão, figo e laranja em bandejas ou espetadas em galhos de árvores. A conhecida garrafa de plástico com quatro partes de água para uma de açúcar também atrai. Mas a água deve ser trocada duas vezes por semana e, caso surjam abelhas, retirada por alguns dias.
Se houver sol, os passarinhos tomam banhos mesmo durante o inverno. Para chamá-los, recipientes com dois ou três centímetros de profundidade servem como banheiras.
Há, por fim, as plantas, visitadas de acordo com a espécie das aves, a época do ano e suas flores. "Em terraços, brinco-de-princesa ou lanterna japonesa são postos de gasolina do beija-flor", exemplifica Johan Dalgas Frisch, autor de "Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem" e anfitrião, atualmente, de periquitos, asas-brancas e até de um papagaio selvagem.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.