São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Brasil realiza quinto transplante de menisco

ANTONIO ARRUDA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Anteontem (27/07), foi realizado no hospital São Luiz, em São Paulo, o quinto transplante de menisco do país -o primeiro em um hospital da rede privada. Esse tipo de intervenção pode ser uma alternativa para as pessoas que tiveram de retirar o menisco - a cartilagem localizada entre o fêmur e a tíbia. Uma das origens mais comuns do dano no menisco está relacionada ao uso do joelho em movimentos de alto impacto, como nas atividades de esportistas.
"O procedimento é justamente para evitar que pessoas sem o menisco [que evita o desgate dos ossos do joelho] desenvolvam uma artrose no futuro", diz o ortopedista Ari Zekcer, que realizou o transplante e indica a cirurgia para os que apresentem um quadro de dor aguda e tenham menos de 45 anos.
O transplante é feito por meio de videoartroscopia (incisão de uma microcâmera no joelho), dura cerca de uma hora e exige apenas um dia de internação, segundo Zekcer. Após a operação, o paciente deve utilizar muleta por seis meses e fazer fisioterapia.
Como o menisco é uma célula morta, não há rejeição por parte do paciente, segundo Zekcer. "A única compatibilidade necessária é com relação ao tamanho do menisco: o do doador deve ser idêntico ao do receptor."
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o médico Neylor Lasmar, o transplante só deve ser realizado em adolescentes e crianças. Ele lembra que é consenso entre especialistas que "a retirada do menisco deve ser evitada ao máximo". Também contrário à retirada total da cartilagem, Gilberto Luis Camanho, ortopedista do HC (SP), diz que o transplante pode ser benéfico, mas lembra que "a literatura médica aponta a possibilidade de reversão depois de cerca de seis anos, ou seja, o menisco transplantado pode sofrer um novo desgaste".
Para os que teriam de procurar um menisco, há outro obstáculo: os dois bancos públicos de tecidos que são regularizados no Brasil, em Curitiba e no Rio de Janeiro, não possuem nenhum disponível atualmente.

25% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) são causadas pelo consumo de tabaco

Sem sono Pessoas com mais de 18 anos que sofrem de insônia podem participar do programa de tratamento psicológico em grupo oferecido gratuitamente pela Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo. As inscrições podem ser feitas de hoje até o dia 02 de agosto, das 9h às 17h, pelo tel. 0/xx/11/3064-3186.

Enfrentar a leucemia Amanhã (30/7), a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia promove o 3º Encontro de Pacientes. Com o tema "Enfrentei minha Doença", o evento tem por objetivo promover a troca de experiências entre portadores das doenças. O encontro trará também pacientes curados. Inscrições pelo tel. 0/xx/11/3361-9900.

Não ao bisturi "Beleza sem cirurgia -Tudo o que você pode fazer para adiar a plástica" (152 págs., R$ 30, ed.Senac São Paulo, tel. 0/xx/11/3284-4322) é o título do livro escrito pela dermatologista Patrícia Rittes e pela jornalista Monica Martinez. A obra traz informações sobre produtos que ajudam a retardar o envelhecimento, um pouco da história da evolução da indústria cosmética, dicas para eliminar gordura localizada, um capítulo dedicado exclusivamente aos homens e um glossário com informações de beleza de "A" a "Z".

Café contra gordura Tomar, diariamente, até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol ou de triglicérides e pode ajudar na redução de peso, indica estudo realizado pela nutricionista Rosana Perim Costa, da Unifesp. Ela acompanhou, durante 18 semanas, 60 pacientes com índices elevados de colesterol. A redução de peso, do índice de massa corporal e da circunferência abdominal foi, em média, de 1,5%. Mas o café entra apenas como coadjuvante no processo de perda de peso, que deve combinar dieta equilibrada e prática de exercícios, segundo Costa.

Prêmio reciclável ONGs, associações comunitárias, cooperativas de catadores e fundações que desenvolvam processos inovadores para ampliar a coleta seletiva de lixo reciclável podem concorrer ao Prêmio Cempre Coleta Seletiva 2004 - Categoria Comunidade. Realizado pelo Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem, o concurso irá premiar cinco projetos, um por região do país, com equipamentos no valor de R$ 13 mil. As instituições interessadas devem enviar, até o dia 30 de agosto, informações detalhadas sobre o projeto desenvolvido, com vídeos ou fotos que mostrem o trabalho da instituição, para a sede do Cempre (rua Bento de Andrade, 126, Jardim Paulista, São Paulo). Mais informações pelo tel. 0/xx/11/3889-7806 ou no site www.cempre.org.br.

Descompasso O Serviço de Arritmia do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, descobriu uma nova técnica para o tratamento de arritmia cardíaca: um sistema de mapeamento eletrônico que identifica os pontos de penetração de determinados nervos cardíacos responsáveis pela aceleração ou pela redução do ritmo do coração. Coordenado pelo cardiologista José Carlos Panchon, o estudo foi realizado nos últimos quatro anos com 56 pacientes com idade entre 17 e 70 anos. Uma vez feito o mapeamento, são utilizadas ondas de rádio-freqüência para neutralizar os nervos responsáveis pelo batimento desordenado do órgão. O método já está sendo "exportado" para hospitais da Europa e EUA.


Texto Anterior: S.O.S. família - Rosely Sayão: Para ser livre, é preciso livrar-se da família
Próximo Texto: Alecrim: Proteção extra para as vias respiratórias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.