São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Orquídeas vivem bem dentro de casa com pouca água, ventilação e claridade

Ventilação, pouca água e claridade são os três principais requisitos para manter orquídeas vivas e floridas em casa.
De acordo com Elza Kawagoe, presidente da Associação Orquidófila de São Paulo, aquelas compradas em floriculturas normalmente florescem de duas a três vezes ao ano. Mas, para isso, são necessários alguns cuidados.
Ela explica que a espécie mais vendida no mundo é a Phalaenopsis -orquídea com haste longa e várias flores. "É uma flor que dura bastante e vive bem em apartamento."
Quando as flores caírem, Kawagoe recomenda cortar a haste quase rente às folhas para que a flor volte a nascer com mais vigor. Ela diz que a planta só deve ser molhada se o vaso estiver seco. "Para conferir, basta apalpar o local. A orquídea não gosta de local encharcado. Se a água ficar acumulada, a raiz morre."
Outra dica é adubar a planta a cada 15 dias para manter a floração. O adubo é solúvel e deve ser borrifado nas folhas.
Kawagoe diz ainda que as orquídeas não gostam de terra -elas crescem em substratos feitos de fibras de coco, casca de pinus e musgos que devem ser trocados anualmente. "É no substrato que a orquídea guarda suas "vitaminas". Se ele estragar, a raiz apodrece."


Texto Anterior: Dicas
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.