UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aulas de lutas e modalidades que misturam os golpes com exercícios convencionais são campeãs de consumo calórico

Academias fazem pot-pourri de artes marciais

Flávio Florido/Folha Imagem
Cena da animada aula de capoeira, em que os alunos perdem de 400 a 500 calorias


KATIA DEUTNER E VINICIUS CARRASCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Equilíbrio percorreu algumas das principais academias de São Paulo para mapear aulas que têm em comum o uso de um mix de técnicas de socos, chutes e pontapés de várias lutas marciais, além de proporcionar uma queima calórica fabulosa. Uma mesma aula reúne corrida, socos de boxe e chutes de caratê e termina com alongamento inspirado no sereno tai-chi-chuan. Nessa aula, o aluno chega a queimar até 600 calorias.
Foram os próprios alunos que manifestaram a necessidade de frequentar aulas de artes marciais na academia, afirma Cris Tosta, da Reebok Sports Club. "É menos mecânico e mais estimulante", afirma Ricardo D'Elia, da Única Academia. "Ficar num aparelho de musculação é uma atividade que começa e termina na frente do espelho. Quando o aluno faz aula em grupo de arte marcial, além de desenvolver a parte cardiovascular, esquece que está se exercitando."


Aikidô

Arte marcial japonesa essencialmente defensiva, criada na década de 20. Os alunos exercitam movimentos de queda e aprendem os golpes, com seus respectivos chutes, socos e cotoveladas. Depois, colocam o aprendizado em prática indo à luta. Também aprendem a se defender de ataques feitos com facas e armas.

Benefícios
aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalece especialmente pernas e ombros e ajuda no autocontrole e no alívio da tensão, diz o professor Jorge Braga, da Cia. Athletica.

Indicação/restrições
proibida para menores de 13 anos e cardíacos; requer condicionamento físico prévio.

Gasto calórico
de 400 a 600 cal. Na CA.


Bob class (ou Bob circuit)

Criada nos EUA, utiliza um boneco -batizado de Bob- que recebe dos alunos socos de boxe e chutes de caratê e de taekwondo. Os alunos fazem exercícios aeróbios tradicionais, como corrida e pular corda. A aula termina com alongamento inspirado no tai-chi.

Benefícios
age no sistema cardiovascular, tonifica os músculos dos braços e das pernas e alivia tensões.

Indicação/restrições
não há restrições nem exige grau de condicionamento especial, pois respeita os limites do aluno, segundo Cris Tosta, da Reebok.

Gasto calórico
600 cal. Na RE e RU.


Body combat

Desenvolvida na Nova Zelândia, combina movimentos inspirados em várias lutas, como boxe, caratê, kickboxing, tai-chi e taekwondo. São realizadas coreografias divididas em aquecimento e ensino de socos e pontapés no ar. Inclui ginástica localizada, flexão de braços e abdominais. Termina com alongamento baseado em posições do tai-chi.

Benefícios
tonifica os músculos e melhora a condição cardiorrespiratória, a coordenação motora e a agilidade, diz Harry Rosenberg, professor da Master.

Indicação/restrições
indicada para qualquer pessoa.

Gasto calórico
700 cal. Na BR, FO, CA, RU, CO, MA e FB.


Boxe esportivo

Desenvolvida pela Competition, a aula mistura exercícios aeróbios, abdominais e musculação com outros específicos do treino de boxe. É o chamado combate recreativo, em que o confronto existe, mas não tem como objetivo a competição. Além do saco de pancada, são usados corda, bola, bastão e bicicleta.

Benefícios
tonifica e fortalece os músculos, melhora a postura, o condicionamento cardiorrespiratório e a coordenação motora, diz Marcos Pereira Caldas, professor da Competition.

Indicação/restrições
proibido para menores de 16 anos.

Gasto calórico
até 750 cal. Na CO.


Boxe training

Utiliza os exercícios do boxe e seus socos, esquivas e deslocamento. Ao contrário do boxe tradicional, o espírito não é de competição. Trata-se de aula lúdica, em que nem há confronto, como no box esportivo. O treino de esquivas e socos é feito contra manoplas, luvas acolchoadas aparadas por outro aluno.

Benefícios
melhora o condicionamento cardiovascular e a coordenação motora e tonifica membros superiores e abdômen.

Indicação/restrições
indicado para pessoas de todas as idades. Não é recomendado para quem tem problemas articulares de ombro e cotovelo, diz Letícia Klimas, da Bio Ritmo.

Gasto calórico
até 600 cal. Na BR.


Capoeira

Trazida da África como dança, foi transformada em luta nos quilombos e nas senzalas. A aula é bem animada. Os alunos aprendem golpes e saltos frenéticos, o que trabalha reflexo e agilidade, e também executam movimentos lentos, que desenvolvem a força muscular, diz José Carlos Delfino, professor do Acqua.

Benefícios
melhora a capacidade cardiorrespiratória e aumenta a massa muscular, a flexibilidade e os reflexos.

Indicação/restrições
contra-indicada para menores de sete anos; não exige condicionamento físico específico.

Gasto calórico
de 400 a 500 cal. Na PA, RE, MA, UN, CO, FO, BR e CA.


Circuito fight

Para intensificar o condicionamento de atletas de lutas e promover o desenvolvimento de músculos que não eram desenvolvidos em apenas um dos esportes, professores criaram essa aula que mistura movimentos do caratê, boxe e muay thai (luta tailandesa) com exercícios aeróbios feitos com pesos, corda, bicicleta e escada, entre outros. O relaxamento final usa técnicas de ioga e tai-chi.

Benefícios
eficaz na queima de gorduras localizadas; trabalha principalmente perna, quadril e abdômen.

Indicação/restrições
exige-se um mínimo de condicionamento físico. Sedentários devem ter frequentado aulas de ginástica ou de musculação há três meses, diz o professor Rodrigo Añasco, do Projeto Acqua. Cardíacos, idosos e jovens com menos de 16 anos estão proibidos. Não é recomendável para quem tem restrições a aula de alto impacto.

Gasto calórico
de 450 a 550 calorias. Na PA.


Hidro combat

Desenvolvida pela Bio Ritmo. Técnicas de caratê e de boxe são ensinadas na piscina; os movimentos são feitos individualmente ou em dupla, diz o professor Almir Marchetti, da Bio Ritmo.

Benefícios
bom para o sistema cardiovascular.

Indicação/restrições
não há.

Gasto calórico
de 300 a 500 cal. Na BR.


Hidro high force

Desenvolvida pela Companhia Athletica para tornar a hidro uma aula mais dinâmica. É composta de coreografias que mesclam exercícios de hidroginástica e golpes de caratê, capoeira e boxe.

Benefícios
eficaz na queima de gordura localizada e para definir músculos da barriga. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória e tonifica a musculatura. Tem efeito antiestressante, diz a professora Cláudia Ronzi, da Cia. Athletica.

Indicação/restrições
proibida para sedentários, gestantes e cardíacos.

Gasto calórico
de 400 a 500 cal. Na CA.


Hidro sport

Inspirada na aula norte-americana de hidro box, a modalidade, desenvolvida por professores do Projeto Acqua, alterna golpes de taekwondo, caratê e boxe com hidroginástica. Os exercícios são feitos na piscina com luvas e caneleiras nos braços ou nas pernas.

Benefícios
aumenta a capacidade cardiorrespiratória e define os músculos dos membros superiores e inferiores, principalmente do abdômen.

Indicação/restrições
exige-se condicionamento físico mínimo, ou seja, estar fazendo uma atividade há pelo menos três meses, diz Taís Luz Bronzoni Ghiotto, do Projeto Acqua.

Gasto calórico
350 cal. No PA.


Jiu-jitsu

Criada há mais de mil anos por monges indianos como defesa contra assaltos, a técnica adquiriu o status de bélico em combates na China. Grande parte da luta acontece no chão -característica marcante do jiu-jitsu.

Benefícios
define braços, ombros, abdômen e quadril, melhora a capacidade cardiovascular e respiratória e aumenta a resistência do organismo, diz Rafael Nogueira, professor do Acqua.

Indicação/restrições
não é indicado para pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios e para menores de oito anos. Sedentários podem praticar o esporte.

Consumo calórico
de 800 a 1.200 cal. No BR, PA, CO, RU, RE, MA, FO, UN.


Kenpo hawaiano

Desenvolvida no Havaí, há cerca de 50 anos, mistura golpes do aikidô, do american kenpo, do boxe, do kung fu e do jiu-jitsu com exercícios aeróbios.

Benefícios
desenvolve a habilidade de defesa, o autocontrole e a autoconfiança, auxilia na capacidade de concentração e no uso dos reflexos e melhora a consciência corpórea e motora, diz Roger Chedid, mestre e professor nas duas academias que oferecem a modalidade. Permite o alongamento, principalmente de pernas e costas, tonifica e define os músculos, em especial braços, peito, bíceps e tríceps, e ajuda a relaxar.

Indicação/restrições
indicado para pessoas de todas as idades, sem restrições.

Gasto calórico
de 650 a 750 cal. Na BR e WA.


Kick boxing seiwakai

Luta de origem japonesa, ela une as técnicas do caratê e do boxe. Há um confronto entre as duplas durante o treino, que se inicia com chutes e socos dados com luvas de boxe contra manoplas (luvas acolchoadas) e sacos de areia.

Benefícios
aumenta a capacidade cardiorrespiratória, desenvolvendo os músculos da parte superior (com os golpes de boxe) e os inferiores (por meio dos chutes do caratê).

Indicação/restrições
não é indicada para quem tem problemas de coração, pois a frequência cardíaca oscila muito e rapidamente durante a prática, diz Mauro Cardaci, coordenador de lutas da Fórmula. Não exige condicionamento físico específico.

Gasto calórico
700 cal. Na FO.


Kung fu

Criado por agricultores chineses para defender suas terras, o kung fu ficou conhecido mundialmente pelos filmes de Bruce Lee. Os movimentos de ataque e defesa foram inspirados em animais como águia, garça, tigre e gafanhoto. São ensinadas posturas e movimentos específicos de socos, chutes e defesa, sempre baseados nos movimentos desses animais. Exige muita resistência do aluno.

Benefícios
melhora a atenção e a velocidade de reação, aumenta a auto-estima e melhora a flexibilidade e o tônus muscular.

Indicação/restrições
proibida para menores de 14 anos e cardíacos; é exigido condicionamento físico mínimo.

Gasto calórico
700 cal. Na FO.


Taebo (ou taeborobics, aerofighting ou aeroboxe)

Criada pelo mestre de taekwondo Billi Blanks, em Los Angeles (EUA), em 1990, combina chutes, socos e esquivas do full contact, do boxe e do taekwondo, entre outras, com atividade aeróbia.

Benefícios
ativa os sistemas cardiovascular e respiratório e é bom para o condicionamento físico e para o alívio de tensões, de acordo com o professor Ricardo D'Elia, da Única.

Gasto calórico
de 350 a 400 cal. Na FB, UN e MA.


Taekwondo

O taekwondo -que significa caminho dos pés e das mãos- surgiu há mais de 1.300 anos na Coréia como forma de defesa em lutas de guerra. A grande maioria dos golpes (70%) são realizados com as pernas. Os golpes são dados em sacos de pancada e manopla (luva acolchoada). O contato físico entre as duplas durante a luta na sala de aula é mínimo.

Benefícios
as pernas (músculos e flexibilidade) são a parte do corpo mais trabalhada. Melhora a capacidade cardiorrespiratória e a tonificação muscular. Como todas as artes marciais, é excelente contra o estresse, garante Cláudio Perez, hexacampeão brasileiro de taekwondo e professor da Competition.

Indicação/restrições
não indicada para cardíacos e para quem sofre de problemas de coluna. Não é necessário condicionamento físico prévio. É liberada até para sedentários, já que há aulas com diferentes graus de dificuldade, representadas pelas faixas -dez ao todo.

Gasto calórico
de 300 a 600 cal. Na CO, CA e UN.


Tae fit

Adaptação brasileira de aula norte-americana que ensina alguns golpes do taekwondo misturado com ginástica. A versão brasileira acrescentou aos socos e chutes a dinâmica dos exercícios de ginástica aeróbica, incluindo coreografias com músicas frenéticas.

Benefícios
ajuda a reduzir gorduras localizadas e barriga. Desenvolve a musculatura dos braços e das pernas.

Indicação/restrições
proibida para menores de 12 anos, sedentários e cardíacos, por ser de alto impacto e requerer condicionamento físico prévio, diz Cláudio Perez, da Competition.

Gasto calórico
de 300 a 600 cal. Na CO.


Texto Anterior: Capa 30.01
Próximo Texto: Glossário das academias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.