UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tipos mais frequentes

Leucemia
O mais comum na infância -30% dos casos-, cuja maior incidência ocorre entre os dois e cinco anos de idade. Tem origem na medula óssea.

Tumores do sistema nervoso central
Os tumores sólidos mais frequentes em crianças -15% dos casos de câncer. Costumam ocorrer até os dez anos.

Linfoma
Alteração das células dos gânglios linfáticos de todo o corpo. É o terceiro câncer mais comum em crianças, ocorre em 12% dos portadores da doença.

Neuroblastoma
Um dos mais frequentes tumores sólidos -de 8% a 10% dos casos. Instala-se em geral no abdômen, mas pode afetar tórax, pescoço, fígado, ossos e também a medula óssea. Atinge, em geral, crianças entre dois e cinco anos.

Tumor de Wilms
É o tumor renal maligno mais frequente em crianças -entre 5% e 10%. Apesar de "nascer" no rim, expande-se como massa assimétrica no abdômen e ocorre em crianças de dois a sete anos.

Retinoblastoma
Desenvolve-se na região posterior do olho e origina-se de células que formam parte da retina. Sua principal característica é o brilho ocular comumente chamado de "reflexo do olho-de-gato". Ocorre dos dois aos três anos.

Sarcoma de partes moles
Pode ocorrer em músculos, gordura e articulações. Afeta menores de 15 anos.

Tumor ósseo
Mais frequente em adolescentes, contudo corresponde ao sexto grupo de tumores mais comuns em crianças. Em geral, instala-se logo acima ou abaixo do joelho.


Fontes: Graacc e "A Criança com Câncer - O que Devemos Saber?", do Hospital do Câncer


Texto Anterior: Onde
Próximo Texto: Câncer infantil é diferente da doença no adulto
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.