São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo aponta fatores de ótima saúde em idosos

Idosos com visão de mundo positiva, níveis mais baixos de estresse e renda de média para alta têm mais probabilidade de apresentar ótima saúde, de acordo com um estudo publicado na edição de outubro do "The Journal of Gerontology: Medical Sciences". A ausência de doenças crônicas e o fato de jamais terem sido fumantes e beberem álcool com moderação foram igualmente relevantes.
No estudo pioneiro realizado por pesquisadores da Portland State University e de outras instituições, 2.432 idosos canadenses responderam a questionários sobre qualidade de vida. Os poucos que mantiveram ótimas condições de saúde ao longo de uma década foram considerados "bem-sucedidos".
"Agora temos evidências sobre quais fatores contribuem para uma saúde excepcional durante os anos de aposentadoria", diz David Feeny, co-autor da pesquisa.
Os participantes do estudo preencheram extensos questionários bianuais entre 1994 e 2004, nos quais classificaram suas habilidades em oito áreas: visão, audição, fala, movimento, destreza, emoção, cognição e dor. Os "bem-sucedidos" relataram não ter deficiências ou ter só uma incapacidade leve nas oito áreas em ao menos cinco das seis pesquisas.
Apenas 50,8% dos participantes começaram como "bem-sucedidos", mas só 8% continuaram assim ao cabo de dez anos.

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Pouco estresse, ausência de doenças crônicas e alta renda ajudam a viver melhor


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Propaganda nas escolas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.