São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A preservação do ambiente e a otimização dos recursos naturais são prioridade para o comitê organizador dos Jogos de Sydney
Medalha verde para as Olimpíadas da Austrália

DA REDAÇÃO

O projeto australiano vai além da colocação de latas diferenciadas para coleta seletiva de lixo. A preocupação ambiental está presente desde o início dos preparativos para os Jogos e começou com um investimento de US$ 137 milhões somente para a recuperação de Homebush Bay, região que abriga a vila e o parque olímpicos. A quantia se justifica pelo passado da área, que abrigou depósitos de armas, o maior abatedouro do país e, nas décadas de 60 e 70, o principal aterro sanitário de Sydney.
O primeiro passo foi dar fim às nove toneladas de lixo doméstico e industrial que cobriam 160 dos 760 hectares de Homebush Bay. O lixo químico foi transferido para centrais de tratamento. Já os detritos não-tóxicos foram agrupados em cinco "colinas", recobertos por uma camada de um metro de espessura de argila limpa e, em seguida, por espécies vegetais nativas da região.
Além de utilizar materiais reaproveitáveis, como entulho, para construir os estádios e outras instalações esportivas, o comitê organizador implantou sistemas que economizam eletricidade e água. A Vila Olímpica que hospedará os atletas, por exemplo, é considerada uma das maiores comunidades do mundo a utilizar energia solar. Para o Estádio Olímpico, foi criado um sistema de ventilação que aproveita o fluxo natural do ar em vãos livres, escadas rolantes e poços de elevadores. Há tanques para captação de chuva, e os banheiros são equipados com válvulas que reduzem a pressão da água.
Até as tochas olímpicas que estão passando de mão em mão até chegar à Sydney entraram na onda ecológica. A orientação da organização é que sejam feitas com material reciclado e usem combustível não-poluente.


Texto Anterior: S.O.S. família - Rosely Sayão: Sem repressão, não há educação
Próximo Texto: Poucas e boas: Gel protege mulher contra vírus da Aids
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.