São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

GLÂNDULAS DE TYSON
"Meu marido tem 38 anos. Há vários anos, apareceram bolinhas brancas ao longo da glande (não são muitas). Pela internet, vimos se tratarem das glândulas de Tyson. Gostaríamos de saber o que são e como removê-las."
THELMA COSTA (Brasília)

Sami Arap, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e urologista do Hospital Sírio Libanês, explica que as glândulas de Tyson estão localizadas ao longo da coroa da glande, ou seja, na parte da frente do pênis. Ele esclarece que essas glândulas podem se hipertrofiar em decorrência de processos inflamatórios crônicos da glande. "É possível que o marido da leitora tenha um prepúcio longo, com excesso de pele cobrindo a glande, o que proporciona o ambiente propício ao desenvolvimento de cândida e de outros fungos nessa região", comenta. De acordo com o especialista, uma possível solução para o caso é manter o prepúcio retraído e expor a glande o ao ar várias vezes ao dia. Outra alternativa é remover o excesso de pele com uma cirurgia de fimose.

URTICÁRIA
"Tenho 22 anos e, desde de fevereiro de 2006 começaram a aparecer no meu corpo urticárias (manchas vermelhas). Já consultei alergistas e pneumologistas. Alguns dizem que elas surgem por causa de certos alimentos e outros dizem que o fundo é nervoso. Receitaram-me flumaratocetotifeno 1mg. A coceira às vezes passa, mas depois volta. Há vezes em que me ataca demais."
MARCELO FERNANDES (Presidente Prudente, SP)

A alergista Maria de Fátima M. Fernandes, da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), afirma que a urticária é uma doença alérgica e que, muitas vezes, é difícil descobrir o que a provoca. "Entre os agentes causadores de urticária, estão alimentos, látex e alguns medicamentos, que podem ser apontados por testes cutâneos. Já quando a causa são aditivos alimentares (corantes e conservantes), não dá para chegar a um diagnóstico por esse tipo de teste", comenta. A especialista diz que a urticária pode ainda se manifestar como sintoma de outra doença, e que é fundamental que sejam feitos exames laboratoriais para chegar ao diagnóstico adequado. Paralelamente, segundo ela, é recomendado o uso de medicamentos que bloqueiem a reação alérgica.


Texto Anterior: Outras idéias - Michael Kepp: Adoecer no Brasil
Próximo Texto: Ingredientes: Hadoque é "primo rico" do bacalhau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.