Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Universidade se prepara para receber estrangeiros

USP criou no ano passado um programa de integração voltado para estudantes que chegam ao país

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando chegou ao Brasil em 2008, o estudante norte-americano Peter Thomas, 25, sentia-se até incomodado com a obsessão dos brasileiros em ajudá-lo.

"Parecia que todo mundo queria praticar inglês comigo", diz ele, que veio da Filadélfia, na Pensilvânia.

Thomas cursava graduação em sistemas da informação na Drexel University, que exigia dos alunos duas experiências no exterior.

Optou pelo Brasil após morar na França. No entanto, diz que não conhecia quase nada sobre o país. "Sabia apenas que era muito grande, que falava português e que tinha a floresta amazônica."

Ao estagiar em Campinas, conheceu a então estudante de antropologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Ruth Almeida, hoje com 27 anos, com quem se casou. Hoje o americano está prestes a concluir um mestrado em linguística na Unicamp.

IFRIENDS

Muitos estudantes de outros países escolhem universidades brasileiras para fazer um curso de pós-graduação.

Para melhor recebê-los, a USP (Universidade de São Paulo) criou, em julho do ano passado, um programa com o objetivo de integrar intercambistas e alunos.

O USP iFriends surgiu depois que a universidade percebeu que os próprios estudantes se organizavam para ajudar estrangeiros. O projeto teve quase mil inscrições.

O estudante francês Kevin Bastard, 22, diz ter ficado surpreso com o tratamento que recebeu dos colegas na Escola Politécnica da USP, onde cursa engenharia naval.

Mas faz uma ressalva quanto ao tratamento que recebeu em sala de aula.

Apesar de haver estudado português antes de viajar, Bastard diz ter encontrado dificuldades para acompanhar as aulas no início.

"Alguns professores não tiveram muita paciência. Eles me consideravam como um aluno 'normal'."

(RH)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.