Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tênis de mesa

Hugo Calderano

Atleta escolhe a raquete para ficar longe do doping, atinge o melhor resultado de um brasileiro na história e já derrota estrelas

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

O carioca Hugo Calderano, 15, traz traços em sua fisionomia que lembram os de um descendente de orientais. Não é o caso.

Mas, se fosse, não destoaria dos colegas do seleto grupo de esportistas que integra.

Hugo é dono da melhor posição na história conquistada por um brasileiro no ranking mundial de tênis de mesa, esporte dominado por chineses e coreanos. Já foi sexto na categoria sub-15.

O carioca acaba de mudar de categoria. Disputa eventos sub-18 e, no fim de semana passado, subiu ao pódio, completado por um chinês e dois coreanos, no Desafio Mundial, em Porto Rico.

Em sua rota à semifinal, Hugo derrotou o campeão europeu, o mesa-tenista francês Andrea Landrieu.

A principal dificuldade na carreira do adolescente até o momento foi o fato de ter se mudado do Rio, onde morava com os pais, para São

Caetano do Sul (SP), onde terá melhores condições de treinamento. Após conversas com o pai, professor de educação física, e a mãe, o mesa-tenista foi para o ABC.

Para tentar aplacar a saudade de casa, o avô de Hugo também foi para a cidade. Sempre que pode, o garoto viaja para visitar os pais, que moram no Flamengo.

Sem convicção na voz, o adolescente diz que a distância "não é mais problema".

"Esse é um projeto que precisa envolver toda a família para que tenha bons resultados", diz sua mãe, Elisa.

Aos nove anos, Hugo começou a treinar tênis de mesa no Fluminense. Incentivado pelo pai, até os 13 anos praticava atletismo e vôlei.Mas, quando chegou à categoria infantil, precisou escolher. A intensidade de treinos e a frequência dos torneios exigiam dedicação maior.

Escolheu o tênis de mesa porque crê ser a modalidade mais imune à prática do doping. "Acho que o perigo é menor do que no atletismo e no vôlei e, se tiver [doping], não acho que faz tanta diferença na performance", diz.

Hugo treina de manhã e à tarde. Vai à academia nos intervalos e, à noite, à escola.

Apesar de perder muitas aulas devido a viagens para torneios e treinos internacionais, as boas notas escolares são exigência dos pais para Hugo continuar no esporte.

QUEM É

NOME Hugo Marinho Borges Calderano

NASCIMENTO 22.jun.1996, no Rio de Janeiro (RJ)

PESO E ALTURA 70 kg e 1,80 m

CLUBE São Caetano do Sul

ESCOLARIDADE Segundo ano do ensino médio

TWITTER Não divulgou

ÍDOLO Jan-Ove Waldner, mesa-tenista sueco

HOBBY Ficar em casa com a familia e ir ao cinema

MÚSICA 'Eye of the Tiger', tema de Rocky

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Eu ainda estava treinando no Fluminense [sob a supervisão do treinador Ricardo Simões].

Como se vê em 2016?

Eu espero estar representando o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio.

Recebe apoio?

Recebo bolsa-atleta do governo federal, além de apoio da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) e da Adidas, para material espotivo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.