Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Boxe

David Lourenço

Campeão mundial juvenil viu seu pai improvisar pneus e chinelos como instrumentos de treino

DO PAINEL FC

As lembranças do boxeador David Lourenço da Costa, 19, desde quando desferiu seus primeiros socos até chegar à seleção brasileira são de improviso, sacrifícios e fome.

Aos quatro anos, seu primeiro treinador era seu próprio pai, Ailton Cardoso de Deus, campeão nacional de kickboxing (mistura de caratê e boxe) e vice do prestigioso campeonato de boxe amador Forja de Campeões.

"Eu fazia manoplas [equipamento em que o treinador encaixa nas mãos para o pugilista golpear] em chinelos Havaianas, e o saco de pancadas era um pneu que eu tinha em casa", lembra o pai.

Era apenas para o filho aprender a se defender nas brigas de rua. Porém amigos de Aílton começaram a incentivá-lo a inscrever o filho em uma academia de pugilismo.

"O moleque bate duro, põe para treinar", insistiam.

Mas, até os 13 anos, a "academia" de David se restringiu à garagem de sua casa, de 14 m x 6 m, em Guarulhos.

Foi quando Ailton cedeu. Só que, para mandar o filho para as academias, tinha dias em que não comia para pagar as passagens de ônibus.

Depois de passar por alguns ginásios, David escolheu a academia Coliseu, onde treinou sob o olhar do técnico Ricardo Rodrigues, que resolveu apostar no garoto.

Rodrigues utilizou o dinheiro que custearia sua lua de mel para mandar David para o Brasileiro de cadetes.

Foi lá que a Confederação Brasileira de Boxe o notou e o incorporou ao time nacional. O destino do dinheiro irritou Valéria, noiva de Rodrigues, porém abriu caminho para David participar nos anos seguintes de relevantes competições internacionais.

Foi conquistando títulos até se tornar campeão do Mundial juvenil de boxe amador, em 2010, no Azerbaijão, e dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura.

A chave do Pan de Guadalajara, em outubro, colocou-o frente a frente, na estreia, com Emílio Corrêa, cubano que o eliminou do torneio.

Ailton credita a performance ruim do filho no Pan à estafa. "Ele só treinava, não tinha tempo para mais nada. Ele tinha que ganhar um tempinho para ele mesmo", diz.

David, hoje na categoria dos médios, cujo limite vai até 75 quilos, planeja baixar para o limite dos 69 quilos.

No entanto, apesar das palavras do pai, é bom David abrir os olhos. Igor Lourenço, 13, seu irmão mais novo, repete os seus passos: já conquistou o título de campeão paulista infantil de pugilismo amador.

QUEM É

NOME David Lourenço da Costa

NASCIMENTO 4.fev.1992, em Guarulhos (SP)

PESO E ALTURA 75 kg e 1,69 m

CLUBE Não tem

ESCOLARIDADE Sétima série (fez supletivo)

TWITTER Não tem

ÍDOLO Mike Tyson

HOBBY Jogar videogame

MÚSICA Forró e música gospel

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Eu estava treinando com o meu pai.

Como se vê em 2016?

Vou tentar a Olimpíada, se Deus quiser, e trazer uma medalha para o Brasil. Quero ser mais competitivo, estar entre os melhores.

Recebe apoio?

Ganho salário da Petrobrás.

(EDUARDO OHATA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.