Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Calcule os gastos além da mensalidade

Planejamento do investimento em educação é primordial

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O bolso é um dos fatores mais determinantes na hora de bater o martelo por uma escola para os filhos.

O importante para cumprir bem esta etapa é planejamento -na qual devem ser incluídos não apenas os gastos com a mensalidade mas também itens como material, uniforme, alimentação e transporte.

Outro ponto são idas a eventos e viagens com a turma do colégio. Os pais devem se informar sobre a frequência em que acontecem e quanto custam -e estar preparados para dizer não ao filho caso isso afete a previsão de gastos.

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Roy Martelanc afirma que uma forma de começar este planejamento para o futuro é colocar tudo no papel e, ao final de cada ano, calcular o quanto foi gasto com educação.

"Estabelecer uma porcentagem máxima de renda é bobagem", diz William Eid, professor da FGV. Ele discorda da ideia que os gastos com educação não devem ultrapassar 10% da renda, pois cada família tem um perfil e prioriza de forma diferente a área.

Planejando, afirma, é possível inclusive considerar a opção de estudar no exterior.

Foi o que ele fez. Por ter realizado parte da sua formação no exterior e considerar a experiência importante, seus dois filhos, de 13 e 14 anos, passaram duas temporadas no Canadá -para isso, guardou dinheiro desde que eles nasceram. (BRUNO BENEVIDES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.