Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Avalie a estrutura

Preste atenção a detalhes como acessibilidade e higiene

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Durante a visita ao colégio, laboratórios ultratecnológicos, lousas digitais e piscinas costumam impressionar os pais. O importante nesse ponto da escolha é não se iludir.

O essencial para o bem-estar e o aprendizado são detalhes da infraestrutura que muitas vezes passam despercebidos. A acústica da sala de aula e o tipo e a disposição das carteiras são exemplos.

"Estar confortável na sala é um fator determinante para que o aluno consiga se concentrar e tenha prazer em aprender", diz Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (veja quadro abaixo).

Carteiras não devem ser afixadas ao chão para que o professor possa movimentá-las para fazer dinâmicas, trabalhos em grupo etc.

"A escola é o principal ambiente de socialização para a maioria das crianças", explica a doutora em educação Lígia Maria Leão de Aquino, da Uerj (Estadual do Rio de Janeiro) e do Grupo Ambiente-Educação. Essa vocação deve estar incorporada ao ambiente, com espaços de convivência agradáveis, murais e locais para feiras e eventos.

Uma biblioteca com milhares de exemplares não basta. O pai deve questionar quantos estão emprestados e como a leitura é incentivada.

Fique atento ainda à atitude da escola em relação à acessibilidade. "É um bom jeito de avaliar o comprometimento com o bem-estar dos alunos", diz Daniela Alonso, assessora para educação inclusiva. Uma criança com a perna quebrada, por exemplo, também pode precisar de um banheiro adaptado.

Itens como a existência de enfermaria, escadas e móveis seguros para crianças pequenas, conservação e higiene também devem ser observados. (LETÍCIA MORI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.