Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morador de Santa Cecília queixa-se de enchentes

LILO BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É só o céu ficar com cara de chuva que a cabeça de Dario Figueiredo, 45, dono de uma lanchonete em Santa Cecília, se enche de preocupação.

"Isso aqui é um panelão", diz. "A água de ruas principais, como São João e Angélica, correm para cá", conta ele, que está instalado na rua Dr. Carvalho de Mendonça.

O problema de enchente piorou em 8 dos 10 distritos do centro, segundo pesquisa Datafolha. A nota dada a esse item, de 2008 para cá, passou de 6,6 para 6,1.

E é bem o distrito de Santa Cecília que mais reclama. Lá, a nota caiu 1,6 ponto. Em 2008, era 7,9. Hoje, é 6,3.

A onda de insatisfação continua na República (onde a nota caiu de 8 para 6,5), na Liberdade (7 para 5,6), no Bom Retiro (5,7 para 4,6), no Pari (5,8 para 4,9), na Bela Vista (7,5 para 6,7), no Brás (6,3 para 5,6) e também na Consolação (8,7 para 8,2).

Apenas o Cambuci registrou alta (4,5 para 5,2).

Para o engenheiro José Rodolfo Scarati Martins, professor da Escola Politécnica da USP, as enchentes são resultado do alto índice de impermeabilização do solo e da quantidade de lixo que sobrecarrega galerias e rios.

"Os canteiros de ruas e avenidas, por exemplo, poderiam ser modernizados para que a água demorasse mais tempo para chegar às galerias", sugere. "Mas não existe uma única solução para essa questão", pondera.

Segundo o professor, a nota caiu nos últimos quatro anos porque o morador ficou marcado pelas chuvas fortes do começo de 2009 e de 2010.

"Foram épocas de precipitações mais severas, bem diferente de 2011 e de 2012."

QUEBRA-MOLAS

O problema de buracos nas ruas e a falta de conservação das calçadas também cresceu na opinião dos moradores do centro, segundo Datafolha.

Há quatros anos, 6% dos entrevistados reclamavam disso. Agora, são 11%. A alta é puxada por dois distritos: Consolação (6% para 19%) e Cambuci (5% para 16%).

A prefeitura disse que tapa em média 1.196 buracos por dia na cidade e que fiscaliza os donos de imóveis, responsáveis pela manutenção das calçadas. Sobre as enchentes, fez uma obra de recuperação na galeria da rua Helvétia, em Santa Cecília, intensificou o trabalho de coleta de lixo e realiza a limpeza constante de bueiros, poços e galerias.

-

6,3

é a nota que os moradores de Santa Cecília dão para o problema de enchente

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.