São Paulo, 2 de outubro de 1999

Museu confirma comemoração
do centenário em 2000


da Reportagem Local

Segundo Graziella Bo Valentinetti, a irmã mais nova de Lina Bo Bardi e secretária de Pietro Maria Bardi até seus últimos momentos, o professor pouco sabia de todas as transformações que o museu havia sofrido depois de sua saída. Também não deveria saber que seu nome, independentemente de sua vontade, era novamente centro de uma polêmica que envolvia, de um lado, o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, e do outro, sua casa maior, o Masp.
O motivo da polêmica eram as comemorações de seu centenário de nascimento, que acontece no próximo dia 21 de fevereiro.
O instituto, responsável pelo legado do casal, planejou um grande evento, com duas mostras, um vídeo e quatro livros sobre o professor, orçado em cerca de R$ 800 mil.
Em meio a um grande processo de reformas, o museu, inicialmente, não se empenhou no projeto das comemorações.
“Não fizemos esse acordo. Eles fizeram o projeto e o aprovaram na Lei Rouanet. Eu até me propus a ir com eles onde eles quisessem... Ajudarei no que for preciso. Nós vamos ceder o espaço. O mês de fevereiro está reservado para eles”, disse o presidente do Masp, Júlio Neves, em julho deste ano. Na ocasião, porém, a Folha apurou que o Masp e o instituto não teriam chegado a um acordo sobre valores a serem pagos ao museu.
No último dia 17, o presidente Júlio Neves, já confirmou a realização dos eventos. “O Masp vai realizar as comemorações, com ou sem patrocinador” , afirmou.
A declaração foi confirmada novamente ontem, em depoimento sobre a morte de Bardi.
“Estávamos torcendo para que ele chegasse bem ao dia 21 de fevereiro. Mas vamos fazer uma coisa bonita, à altura de sua importância para o museu, pois seu legado mais importante é o exemplo de trabalho que ele deixou para todos nós”, disse Júlio Neves.
O arquiteto Marcelo Ferraz, diretor e conselheiro do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, responsável pelas comemorações pelo centenário, não foi localizado para se manifestar sobre o evento. Estava em Nova York, de onde embarcou ontem para São Paulo.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.