São Paulo, 5 de Setembro de 1995

Morre aos 84 o ator Paulo Gracindo

Consagrado por personagens como Odorico Paraguaçu, de 'O Bem-Amado', o artista tinha câncer na próstata

SERGIO TORRES
Da Sucursal do Rio

O ator Paulo Gracindo, 84, morreu ontem de madrugada no Hospital Samaritano, em Botafogo (zona sul do Rio). Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo (seu nome de batismo) tinha um câncer na próstata e estava internado desde 27 de agosto.
Carioca criado em Alagoas, Gracindo era casado há 53 anos com Dulce Xavier da Silva Gracindo. Ele tinha quatro filhos: o ator Gracindo Júnior, Lucila, Lenora e Teresa.
O hospital informou que, no início do ano, Gracindo esteve internado para tratar da doença. Gracindo Júnior disse que seu pai chegou a se submeter a uma cirurgia para conter o câncer há três meses. Segundo o médico de Gracindo, o oncologista (especialista em tratamento de câncer) Rafael Salek, a morte ocorreu às 2h28. No momento em que morreu, Gracindo estava em quarto particular acompanhado dos filhos.
Há três anos Gracindo sofria também do mal de Alzheimer (doença degenerativa do sistema nervoso) e nos últimos meses não reconhecia mais ninguém.
O corpo foi velado no cemitério de São João Batista (Botafogo). O enterro estava marcado para as 14h30 de ontem, no cemitério. Desde cedo, vários artistas foram ao velório.
O trabalho de Gracindo mais conhecido na Rede Globo foi em "O Bem-Amado'', novela de Dias Gomes em que fez o prefeito Odorico Paraguaçu. O sucesso foi tanto que, em 80, a emissora transformou a novela em seriado.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.