São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sociólogo diz que pesquisa evidencia instabilidade do voto

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Uma nova eleição, com tempo para virar o jogo, avançar ou perder espaço. É esse o cenário do segundo turno sugerido pelos dados regionais do Datafolha, na leitura do sociólogo Silvio Caccia Bava, 54, coordenador do Instituto Pólis.
"Vejo um voto ainda muito oscilante", diz Bava. "Em uma semana, os indecisos saltam oito pontos na zona oeste e Marta cai nove pontos na leste 1. Isso é instabilidade", analisa.
Para Bava, a movimentação das previsões é favorável ao PT. Na última semana, Serra só cresceu em uma sub-região na simulação de segundo turno: a área leste 1 (da pesquisa do dia 24 de setembro para a do dia 19 de setembro foi de 53% para 60%). No extremo leste fez o movimento inverso -perdeu sete pontos percentuais (foi de 47% para 40%).
O sociólogo vê nos números de Serra um indício de que o eleitorado do tucano pode ter chegado a seu teto máximo, ao contrário de Marta, que ainda teria margem para crescer sua votação na periferia.
"Lá [na periferia] pode não haver concentração de malufistas, mas há volume. E sobre esse eleitorado Marta ainda tem muita chance", diz Bava. A petista avançou em quatro sub-regiões no período. Entre elas, está o leste 2 (extremo leste), onde ela ganhou seis pontos e bate Serra por 51% a 40% na simulação do segundo turno.
Rogério Schmitt, 35, diretor acadêmico da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, porém, não vê bom cenário para Marta. "Das sete regiões, Serra chegaria ao segundo turno numa situação consolidada em quatro [com diferença de mais de dez pontos para Marta]. Nas três que Marta lidera, só em uma impõe mais de dez pontos a Serra. Está mais fácil para ele", diz Schmitt.
(SC e FM)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Na internet: Proibida, imagem de deficiente físico é mantida em site do candidato Maluf
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.