São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

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ARTIGO

Intenção e voto

MAURO PAULINO
ESPECIAL PARA A FOLHA

POR DEZ pesquisas consecutivas, feitas após a definição das candidaturas à Presidência, o Datafolha constatou que Lula mantinha intocadas suas chances de vencer no primeiro turno. O instituto mostrou também que, após o escândalo do dossiê, sua vantagem em relação aos demais candidatos veio diminuindo de forma contínua até desaparecer na pesquisa atual.
Pela primeira vez, e às portas da votação, Lula tem sua vitória ameaçada. O Datafolha de hoje mostra as intenções dos eleitores colhidas entre sexta e o início da tarde de sábado.
O que ocorreu a partir daí no cenário eleitoral, nas convicções dos votantes e na concretização das intenções em voto não está registrado nessa pesquisa. Por isso permitem um prognóstico aproximado do que ocorrerá hoje nas urnas de acordo com o que o eleitor pensava fazer até ontem à tarde.
É lugar-comum, mas não há metáfora mais apropriada: pesquisa é uma fotografia de um momento. E, como qualquer fotografia, mostra o passado.
Entre as últimas intenções captadas e o voto agem alguns fatores: a seqüência da difusão das últimas notícias e dos atos de campanha, a distribuição das abstenções, além da confusão que a ordem das votações e a obrigação de digitar o número na urna eletrônica antes de confirmar o voto, podem provocar em alguns eleitores. São fatores marginais em relação ao total do eleitorado, mas básicos para uma correta leitura dos resultados de hoje.
Dessa forma, o Datafolha pode afirmar que em São Paulo, Minas Gerais e Ceará a eleição para governador está virtualmente decidida no primeiro turno pois, mesmo que fatores como esses interfiram na concretização das intenções de voto, a larga vantagem e regularidade verificadas na série de levantamentos podem afiançar as vitórias de Serra, Aécio e Cid. No Rio de Janeiro e no Paraná, as proporções de Cabral e Requião contra a soma dos demais candidatos não são suficientes para afirmar o mesmo.
Na disputa presidencial, a preferência por Lula Ägestada em quatro campanhas sucessivas, cristalizada em seu governo e ampliada durante a atual disputa_ garantia a vitória em primeiro turno até a última quarta-feira.
A pesquisa atual revela a continuidade dos reflexos do escândalo, os primeiros efeitos provocados pela ausência em um debate de grande audiência e suas conseqüências.
A imagem do dinheiro e seus reflexos, veiculada na noite de sexta-feira, não foi totalmente captada pela pesquisa, pois a maior parte das entrevistas já estava feita. O gráfico acima, com a evolução das intenções de voto em Lula contra a soma dos demais candidatos, mostra de forma clara como a seqüência dos últimos fatos influenciou o resultado desta eleição. Mesmo que Lula ainda vença no primeiro turno.


MAURO PAULINO é diretor-geral do instituto Datafolha

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