São Paulo, sexta-feira, 01 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

7º LUGAR CREDICITRUS

Ambiente bom de trabalho ganha relevo em cooperativa

Formato baseado em coletivismo estimula participação de estudantes

DA ENVIADA ESPECIAL A BEBEDOURO

Ao entrar no ambiente colorido da sede da Credicitrus (Cooperativa de Crédito Rural Coopercitrus), em Bebedouro (381 km de São Paulo), é fácil notar que o espírito de cooperativismo é inerente aos colaboradores da empresa.
Esse fator decerto foi fundamental para que seus estagiários colocassem-na entre as dez melhores para estagiar.
"Visamos ao desenvolvimento das pessoas, sejam elas cooperadas, sejam prestadoras de serviço. Isso faz parte do formato de instituição que adotamos", assinala a gerente administrativa da Credicitrus, Maria Madalena Fernandes Rocha.
Além dos 230 trabalhadores efetivados na matriz e em 28 filiais da instituição, há 51 estudantes atuando na empresa. Desde 2000, ano em que teve início o programa de estágio, já foram efetivados 153 ex- universitários. "Devemos abrir cada vez mais vagas, já que estamos em plena expansão", revela Rocha.
A duração do programa é de dois anos, mas é possível ser efetivado antes do final desse período. Foi o caso da supervisora de suporte às filiais Natália Medeiros Bocato, 24.
Ela ingressou na Credicitrus quando cursava o segundo ano de direito e foi efetivada depois de oito meses de estágio. "Quando eu ainda não havia sido contratada, recebi um convite para trabalhar em outra empresa onde ganharia mais, mas, como me sentia muito bem, resolvi ficar", recorda.
Entre os benefícios do programa de estágio da cooperativa estão bolsa-auxílio de R$ 750, bônus equivalente ao 13º salário, assistências médica e odontológica, brindes de Natal e concessão de duas semanas anuais para descanso.

No futuro
Estagiário na empresa há um ano e oito meses, o estudante de administração Altanir Marini Netto, 19, é apenas um dos que esperam ser contratados.
"Se for efetivado, tentarei fazer uma pós-graduação com ajuda da corporação. Quero subir de cargo conforme meu desempenho", planeja Netto.
"É importante saber todos os procedimentos do setor em que trabalho, pois eles me colocam em um ponto estratégico. Para poder ser supervisor um dia, é preciso conhecer todo o departamento", conclui.
Alguns estagiários -como o estudante do segundo ano de direito Victor Alota Ignácio Pereira, 19- recebem funções exclusivas. Ele é responsável pela organização do cadastro dos cooperados e tem a orientação direta de um supervisor.
"Tenho o privilégio de estar em um lugar que é cobiçado pelos universitários [de Bebedouro e região] e que tem o status de empresa reconhecida", orgulha-se Pereira. (MB)


Texto Anterior: Raio-X
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.